Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2549
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
metadata.dc.creator: Mesquita, Natália Madruga Britos
metadata.dc.contributor.advisor1: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcela Guimarães e
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Denise Aristimunha de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa possui como tema a prática do planejamento publicitário, enquanto função e atividade, no interior do Rio Grande do Sul. Além disso, aborda também questões relativas ao perfil deste planner, o empreendedorismo ligado à interiorização da propaganda e a criatividade e sua relação com o planejamento. Determina como recorte geográfico da pesquisa os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (COREDEs) da Campanha e da Fronteira Oeste, e as cidades integrantes destes Conselhos que possuem ou possuíram Cursos de Bacharelado presenciais de Publicidade e Propaganda: Bagé e São Borja. O trabalho têm três objetivos, um geral e dois específicos, respectivamente: objetiva mapear e descrever como o planejamento publicitário está sendo realizado nestas localidades, além de procurar caracterizar o perfil do planner e analisar a atividade empreendedora e o mercado de propaganda local das cidades interioranas delimitadas. Para atingir estas finalidades, utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a entrevista individual em profundidade, realizada com quatro planners de diferentes agências e empresas das cidades do recorte: dois de Bagé, e dois de São Borja. Palavras-Chave: propaganda. planejamento. empreendedorismo. mercado. interior
Abstract: This research has as its theme the practice of advertising planning, as a function and activity, in the interior of Rio Grande do Sul. In addition, it also addresses issues related to the profile of this planner, entrepreneurship linked to the interiorization of advertising and creativity and its relation with the planning. It determines the geographic coverage of the research, the Regional Development Councils of Rio Grande do Sul (COREDEs) of the Campaign and the West Frontier, and the cities that are members of these Councils that possess or have attended Bachelor's Courses in Advertising and Propaganda: Bagé and São Borja. The objective of the study is to map and describe how advertising planning is being carried out in these localities, as well as to characterize the profile of the planner and to analyze the entrepreneurial activity and the local advertising market of the interior cities delimited. In order to achieve these objectives, it uses as methodological procedures the bibliographical research and the individual in-depth interview conducted with four planners from different agencies and companies from the cities of the cut: two from Bagé and two from São Borja.
Keywords: Propaganda
Publicidade
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Empreendedorismo
Rio Grande do Sul
Cidades pequenas
Publicity
Advertising
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: MESQUITA, Natália Madruga Britos. O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS. 2017. 90p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2549
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natália Madruga Britos Mesquita (2017).pdf7,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.