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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Negro na publicidade brasileira: entre a invisibilidade premiada e o protagonismo branqueador
metadata.dc.creator: Silva, Guilherme Celso Amarante da
metadata.dc.contributor.advisor1: Feitosa, Sara Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, José Wesley
metadata.dc.contributor.referee2: Santor, Fernando Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho questiona os modos de representação da população negra na publicidade. A problemática a ser abordada neste trabalho é: De que forma os negros vêm sendo representados nos comerciais televisivos? A elaboração deste trabalho traz como contribuição para o mercado publicitário a reflexão quanto ao espaço que a população negra vem ocupando nas mídias. O referencial teórico que orienta o trabalho utiliza autores de diversas áreas de conhecimento como, História, Antropologia, Economia, Cultura e Publicidade. Fazem parte da composição do corpus de análise dez VT’s da premiação Profissionais do ano e quatro VT’s com garotos propagada negros. Com a realização da pesquisa, foi possível verificar que a presença do negro no espaço publicitário audiovisual se dá de duas maneiras, a primeira sendo ele “invisível”, aparecendo pouquíssimos segundos na tela; já a segunda, a aparição das figuras analisadas se deu apenas pelo status de celebridade que carregam, e não por serem negros se caracterizando o modelo de “Protagonismo branqueador”.
Abstract: This work questions the modes of representation of black people in advertising. The issue to be addressed in this paper is: How Blacks have been represented in television commercials? The preparation of this work has as its contribution to the advertising market reflection about the space that the black population has occupied the media. The theoretical framework that guides the work utilizes authors from various fields of knowledge as, History, Anthropology, Economics, Culture and Advertising. Are part of the ten VT's analysis corpus Makeup Professionals awards the year and four VT's with black propagated boys. With the research, it found that the presence of black in the audiovisual advertising space occurs in two ways, the first being it "invisible", appearing very few seconds on the screen; while the second, the appearance of the analyzed figures gave only by the celebrity status they carry, and not for being black characterizing the model of "Protagonism Brightener".
Keywords: Publicidade
Negros
Racismo
Identidade racial
Advertising
Racism
Black
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: SILVA, Guilherme Celso Amarante da. Negro na publicidade brasileira : entre a invisibilidade premiada e o protagonismo branqueador. 62p. 2015. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2352
Issue Date: 7-Dec-2015
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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