Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2340
Tipo: Dissertação
Título: Uma unidade de ensino potencialmente significativa para ensinar fontes de energia
Autor(es): Piffero, Elaine de Lourdes Fontana
Primeiro Orientador: Lucchese, Márcia Maria
1° Membro da banca: Lucchese, Márcia Maria
2° Membro da banca: Souerwein, Inés Prieto Schmidt
3° Membro da banca: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Resumo: Este trabalho relata a elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre fontes de energia. Foi fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na proposta didática elaborada por Moreira (2011), com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em uma escola estadual no 9° ano do ensino fundamental na cidade de Alegrete/RS. A sequência consistiu na realização das oito etapas da UEPS sugeridas por Moreira (2011). Com atividades iniciais para a verificação dos conhecimentos prévios, visitas pedagógicas a duas termoelétricas da cidade e ao Campus da Unipampa/Alegrete, realização de pesquisas sobre o tema pelos alunos, exibição de filmes, uso de textos científicos, construção de maquetes e avaliações somativas. A abordagem do conteúdo foi sempre sendo exposta da forma mais geral passando para uma abordagem mais específica de cada assunto, visando a diferenciação progressiva e posteriormente a reconciliação integrativa. Constatou-se que a unidade de ensino mostrou evidências na evolução de aprendizagem dos conceitos dos estudantes quanto aos conteúdos relacionados a fontes de energia e suas implicações e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos, percebidas através dos materiais produzidos, como nos relatos orais e escritos e análise quantitativa das avaliações somativas. A partir dos resultados obtidos, construiu-se como produtos educacionais, um hipertexto e uma cartilha impressa, com as etapas da UEPS que pode ser adaptada e implementada em diferentes contextos.
Abstract: This paper reports a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) on energy sources. The didactic proposal was based on the Ausubel Learning Theory and on the didactic proposal elaborated by Moreira (2011), focusing on Science-Technology-Society (CTS). The research work was developed in a state school in the 9th year of elementary education in the city of Alegrete / RS. The sequence consisted of the eight steps of the PSTU suggested by Moreira (2011). With initial activities for the verification of previous knowledge, pedagogical visits to two thermoelectric power plants in the city and the Campus of Unipampa / Alegrete, several researches on the theme, exhibition of movies, use of scientific texts, construction of scale models and summative evaluations. The content approach has always been exposed in a more general way, moving to a more specific approach to each subject, aiming for progressive differentiation and later integrative reconciliation. It was verified that the teaching unit showed evidences of the learning evolution of the concepts of the majority of the students regarding the contents related to energy sources and their implications and to the relations between Science, Technology and Society, including environmental and political aspects, perceived through of the materials produced, as in oral and written reports and quantitative analysis of summative evaluations. From the results obtained, it was constructed as educational products, a hypertext and a printed booklet, with the stages of the PSTU that can be adapted and implemented in different
Palavras-chave: Ensino
Unidades de ensino potencialmente significativo
Aprendizagem significativa
Fontes de energia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: PIFFERO, Elaine de Lourdes Fontana. Uma unidade de ensino potencialmente significativa para ensinar fontes de energia. 107 p. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2340
Data do documento: 13-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Elaine Piffero 2017.pdf3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produtoelianepiffero.pdf16.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.