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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A produção do conhecimento a respeito da formação inicial de professores: desafios e expectativas
metadata.dc.creator: Goulart, Guilherme Salgueiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Guidotti, Charles dos Santos
Abstract: Essa pesquisa visa investigar, compreender e problematizar o processo de formação de professores no que tange os desafios enfrentados durante sua prática. Com isso, teve-se como objeto de estudo artigos publicados ao longo dos últimos dez anos nas Revistas Ciência & Educação (Bauru) e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, no intuito de verificarmos o que se tem discutido com relação a esta problemática. As reflexões deste trabalho estão ancoradas a partir de documentos oficiais, tais como os PCNs (1999), e autores que dialogam dentro desta mesma perspectiva, dentre eles citamos: Freitas e Villani (2002), Velloso (2012), Libâneo (2010), dentre outros. Com a finalidade de compreender o objeto de pesquisa, utilizamos o Estado da Arte como metodologia de coleta de dados e, para a análise dos mesmos, a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os artigos estudados demonstram a necessidade de se problematizar a formação inicial de professores, uma vez que esta irá ditar a forma como o docente irá trabalhar com seus alunos. Além disso, é possível percebermos a necessidade de se trabalhar a partir de uma prática critico-reflexiva, uma vez que esta levará o professor a ressignificar sua prática pedagógica, através de um discurso que não se baseia apenas em conteúdos programáticos e sim, emerge a partir de um processo reflexivo. Com isso, percebe-se a importância de se discutir como este aspecto de formação interfere na vida profissional dos futuros professores, uma vez que este está diretamente ligado à qualidade do ensino.
This research aims to investigate, understand and problematize teacher training process regarding the challenges faced during their practice. Thereby, articles published over the last ten years in the journals Ciência & Educação (Bauru) and Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências were taken as object of study in order to check what has been discussed in relation to this issue. The reflections of this paper are based on official documents such as PCNs (1999), and authors who dialogue within this same perspective, among them we quote: Freitas and Villani (2002), Velloso (2012), Libâneo (2010) among others. In order to understand the object of this research, we use the state of the art as data collection methodology and, for the data analysis, the Discursive Textual Analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi (2007). The analyzed articles demonstrate the need to problematize the initial teacher training, since it will dictate the manner teachers will work with their students. Furthermore, it is possible to realize the need to work from a critical reflective practice, since it will lead teachers to reframe their practice through a discourse which is not only based on the syllabus but arises from a reflective process. Therefore, it is noticed the importance of discussing how this aspect of teacher training interferes in professional lives of future teachers, as this is directly linked to the quality of education.
Keywords: Formação de Professores
Educação
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1707
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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