Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guidotti, Charles dos Santos-
dc.creatorGoulart, Guilherme Salgueiro-
dc.date.accessioned2017-06-19T18:13:02Z-
dc.date.available2017-06-19T18:13:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/riu/1707-
dc.description.abstractEssa pesquisa visa investigar, compreender e problematizar o processo de formação de professores no que tange os desafios enfrentados durante sua prática. Com isso, teve-se como objeto de estudo artigos publicados ao longo dos últimos dez anos nas Revistas Ciência & Educação (Bauru) e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, no intuito de verificarmos o que se tem discutido com relação a esta problemática. As reflexões deste trabalho estão ancoradas a partir de documentos oficiais, tais como os PCNs (1999), e autores que dialogam dentro desta mesma perspectiva, dentre eles citamos: Freitas e Villani (2002), Velloso (2012), Libâneo (2010), dentre outros. Com a finalidade de compreender o objeto de pesquisa, utilizamos o Estado da Arte como metodologia de coleta de dados e, para a análise dos mesmos, a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os artigos estudados demonstram a necessidade de se problematizar a formação inicial de professores, uma vez que esta irá ditar a forma como o docente irá trabalhar com seus alunos. Além disso, é possível percebermos a necessidade de se trabalhar a partir de uma prática critico-reflexiva, uma vez que esta levará o professor a ressignificar sua prática pedagógica, através de um discurso que não se baseia apenas em conteúdos programáticos e sim, emerge a partir de um processo reflexivo. Com isso, percebe-se a importância de se discutir como este aspecto de formação interfere na vida profissional dos futuros professores, uma vez que este está diretamente ligado à qualidade do ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate, understand and problematize teacher training process regarding the challenges faced during their practice. Thereby, articles published over the last ten years in the journals Ciência & Educação (Bauru) and Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências were taken as object of study in order to check what has been discussed in relation to this issue. The reflections of this paper are based on official documents such as PCNs (1999), and authors who dialogue within this same perspective, among them we quote: Freitas and Villani (2002), Velloso (2012), Libâneo (2010) among others. In order to understand the object of this research, we use the state of the art as data collection methodology and, for the data analysis, the Discursive Textual Analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi (2007). The analyzed articles demonstrate the need to problematize the initial teacher training, since it will dictate the manner teachers will work with their students. Furthermore, it is possible to realize the need to work from a critical reflective practice, since it will lead teachers to reframe their practice through a discourse which is not only based on the syllabus but arises from a reflective process. Therefore, it is noticed the importance of discussing how this aspect of teacher training interferes in professional lives of future teachers, as this is directly linked to the quality of education.en
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Anselmo (marcos.anselmo@unipampa.edu.br) on 2017-06-19T18:12:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Guilherme Goulart.pdf: 406625 bytes, checksum: 21a5d3b67e9f0e26f0f3f12aebdb2475 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcos Anselmo (marcos.anselmo@unipampa.edu.br) on 2017-06-19T18:13:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Guilherme Goulart.pdf: 406625 bytes, checksum: 21a5d3b67e9f0e26f0f3f12aebdb2475 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T18:13:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Guilherme Goulart.pdf: 406625 bytes, checksum: 21a5d3b67e9f0e26f0f3f12aebdb2475 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA produção do conhecimento a respeito da formação inicial de professores: desafios e expectativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dcterms.titleThe production of knowledge about initial teacher education: challenges and expectationsen
dc.contributor.co-advisorSpohr, Carla Beatriz-
dc.subject.keywordCiências da Naturezapt_BR
dc.subject.vcpsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Goulart.pdf397,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons