Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1439
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenvolvimento do pensamento algébrico e os softwares de matemática dinâmica: metanálise de produções brasileiras
metadata.dc.creator: Teixeira Sobrinho, Andressa Sanches
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, são apresentados os resultados de um mapeamento de periódicos que tratam sobre o Ensino e a Aprendizagem da Álgebra destacando o desenvolvimento do Pensamento Algébrico com auxílio de softwares de Matemática Dinâmica. Para tanto, tem-se por objetivo identificar e analisar as pesquisas publicadas em periódicos brasileiros da Educação Matemática, que problematizam o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e o uso de tecnologias (softwares), simultaneamente. A metodologia utilizada foi a Metanálise, baseada em diversas pesquisas por oferecerem maior sustentação para futuras discussões e facilitar a observação dos fatos com maior rigor, pois tende a um padrão. Por meio da análise dos dados, verificou-se que os artigos mapeados buscaram desenvolver propostas de ensino, com a utilização de softwares, incentivando o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, na Educação básica e na Formação Inicial e Continuada. Embora, exista uma preocupação com o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, em especial, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Ponte (2009), Van de Walle (2009), ainda são poucas as pesquisas que buscam relacioná-lo com a utilização de softwares. Sugere-se que seja estabelecida uma relação entre o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e as dimensões da Álgebra na estruturação de propostas de ensino que utilizem softwares de Matemática Dinâmica para seu desenvolvimento.
Publisher: Universidade Federal do Pampa
Citation: TEIXEIRA SOBRINHO, Andressa Sanches. Desenvolvimento do pensamento algébrico e os softwares de matemática dinâmica: metanálise de produções brasileiras. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/riu/1439
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Exatas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.