???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1439
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.creatorTeixeira Sobrinho, Andressa Sanches-
dc.date.accessioned2017-04-11T19:22:57Z-
dc.date.available2017-04-11T19:22:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTEIXEIRA SOBRINHO, Andressa Sanches. Desenvolvimento do pensamento algébrico e os softwares de matemática dinâmica: metanálise de produções brasileiras. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1439-
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.titleDesenvolvimento do pensamento algébrico e os softwares de matemática dinâmica: metanálise de produções brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, são apresentados os resultados de um mapeamento de periódicos que tratam sobre o Ensino e a Aprendizagem da Álgebra destacando o desenvolvimento do Pensamento Algébrico com auxílio de softwares de Matemática Dinâmica. Para tanto, tem-se por objetivo identificar e analisar as pesquisas publicadas em periódicos brasileiros da Educação Matemática, que problematizam o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e o uso de tecnologias (softwares), simultaneamente. A metodologia utilizada foi a Metanálise, baseada em diversas pesquisas por oferecerem maior sustentação para futuras discussões e facilitar a observação dos fatos com maior rigor, pois tende a um padrão. Por meio da análise dos dados, verificou-se que os artigos mapeados buscaram desenvolver propostas de ensino, com a utilização de softwares, incentivando o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, na Educação básica e na Formação Inicial e Continuada. Embora, exista uma preocupação com o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, em especial, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Ponte (2009), Van de Walle (2009), ainda são poucas as pesquisas que buscam relacioná-lo com a utilização de softwares. Sugere-se que seja estabelecida uma relação entre o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e as dimensões da Álgebra na estruturação de propostas de ensino que utilizem softwares de Matemática Dinâmica para seu desenvolvimento.pt_BR
dc.subject.keywordÁlgebrapt_BR
dc.subject.keywordPensamento algébricopt_BR
dc.subject.keywordSoftwarespt_BR
dc.subject.keywordMetanálisept_BR
dc.subject.vcpsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Desenvolvimento do pensamento algébrico e os softwares de matemática dinâmica metanálise de produções brasileiras.pdf545.51 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???