???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1030
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Abordagem da história da química em escolas de ensino médio de Caçapava do Sul/RS
Autor(es): Machado, Susete Francieli Ribeiro
Resumo: O artigo almeja contribuir para a discussão acadêmica da inserção da História da Química no Ensino de Ciências. Teve-se por objetivo analisar qualitativamente se a História da Química vem sendo abordada no Ensino Médio em três escolas do município. Foram realizadas entrevistas com os docentes de Química e investigado se os livros didáticos que os mesmos utilizam para planejar as suas aulas abordam a História da Química. As entrevistas com os docentes foram gravadas, e o conteúdo registrado dessas conversas foi analisado utilizando o método Análise Textual Discursiva – ATD. Os livros didáticos foram analisados utilizando como instrumento de pesquisa as categorias de análise sobre a História da Ciência em livros didáticos. Percebeu-se na pesquisa que os docentes abordam a História da Química, muitas vezes de forma descontextualizada e de modo a deixar de lado importantes reflexões sobre este tema. Observou-se na análise dos livros didáticos, que os materiais e conteúdos sobre a História da Química costumam ser apresentados de forma superficial e objetiva, minimizando discussões sobre a natureza da Química. Desta forma, enfatiza-se, a necessidade de motivar a formação de docentes com experiência nesta área, visto que está presente nos parâmetros nacionais do Ensino de Química no país, e, no entanto não se tem dado a devida relevância na formação acadêmica docente. Ressalta-se também a importância de propiciar estímulos na formação docente para um viés acadêmico que se preocupa com a formação de um professor reflexivo em sua prática profissional.
metadata.dc.subject: História da química
Ensino de química
Livros didáticos
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1030
metadata.dc.date.issued: 2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Abordagem da história da química em escolas de ensino médio de Caçapava do SulRS..pdf440.55 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???