???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9417
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, André Luís Silva da-
dc.creatorRégio, Jaqueline Camargo Sena-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:36:32Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-07-17T19:36:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRÉGIO, Jaqueline Camargo Sena. Atividade Experimental Problematizada (AEP): qualificando estratégias no ensino de química da educação básica. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9417-
dc.description.abstractThis Final paper, developed together with the Degree in Exact Sciences course, with an emphasis on Chemistry, at Unipampa, Caçapava do Sul campus, presented as its target audience a group of the 1st year of High School, from a school located in the municipality of Santana da Boa Vista/RS, belonging to the public education network. The objective was to investigate and discuss the potential of a teaching plan, guided by the connections between the Problematized Experimental Activity (PEA) and Scientific Literacy (SL), in contribution to the teaching-learning processes in Chemistry. The work theme was chosen due to the relevance of the subject, mainly due to the weaknesses of teaching in contextualizing teaching and learning objects for knowledge of Chemistry, based on experimentais classes, which can promote the Scientific Literacy of students, as well as the need to propose teaching methods in the training of future teachers. At the beginning of the activities of this work, it was found that the school's laboratory had been inactive for about eight years and, during that time, it became a deposit for items not used by the school. Since then, with the beginning of this work, the school started to develop laboratory activities with all High School classes. For this purpose, the research took place in a qualitative way, and the methodology of Discursive Textual Analysis (DTA) was used in the analysis of the students' answers, from the application of questionnaires. It was observed, in this work, the potential of PEA, together with SL, in qualifying the teaching-learning processes in Chemistry, from its theoretical-methodological organization, with a view to the development of students' interest and participation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectExperimental activitiespt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectDaily lifept_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.titleAtividade Experimental Problematizada (AEP): qualificando estratégias no ensino de química da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8479708608140129pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808253492421363pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido junto ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em ênfase em Química, da Unipampa, campus Caçapava do Sul, apresentou como público-alvo uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola localizada no município de Santana da Boa Vista/RS, pertencente à rede pública de educação. Teve-se como objetivo investigar e discutir a potencialidade de um plano de ensino, pautado pelas conexões entre a Atividade Experimental Problematizada (AEP) e a Alfabetização Científica (AC), em contribuição aos processos de ensino-aprendizagem em Química. O tema de trabalho foi escolhido devido à relevância do assunto, principalmente pelas fragilidades do ensino em contextualizar objetos de ensino e aprendizagem para conhecimento da Química, a partir de aulas experimentais, que possam promover a Alfabetização Científica dos alunos, bem como a necessidade de propor métodos de ensino na formação dos futuros professores. No início das atividades deste trabalho, constatou-se que o laboratório da escola estava inativo há cerca de oito anos e, durante esse tempo, se transformou em um depósito de itens não utilizados pela escola. Desde então, com o início deste trabalho, a escola passou a desenvolver atividades em laboratório com todas as turmas do ensino médio. Para tal finalidade, a pesquisa ocorreu em caráter qualitativo, e a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) foi utilizada na análise das respostas dos alunos, a partir da aplicação de questionários. Observou-se, neste trabalho, a potencialidade da AEP, em conjunto com AC, em qualificar os processos de ensino-aprendizagem em Química, a partir da sua organização teórica-metodológica, tendo em vista o desenvolvimento de interesse e participação dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jaqueline Camargo Sena Régio - 2022.pdf399.42 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???