???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9414
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Goi, Mara Elisângela Jappe-
dc.creatorSantos, Rosimere Machado dos-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:31:18Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-07-17T19:31:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosimere Machado dos. Formação Continuada de Professores da rede básica de ensino de municípios da Região da Campanha e Fronteira Oeste/RS. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9414-
dc.description.abstractThis text presents a research that is part of the Course Conclusion Work whose theme is the Continuing Education of Teachers in schools of the Public Network in the Campanha Region of the State of Rio Grande do Sul, RS. The research question is: How is the continuing education of teachers being offered in the campaign region in the last 5 years? The objective of this work was to carry out a systematic study of how the continuing education journeys are being offered. The study was carried out aiming to know the aspects related to this training during the period of the last five years, highlighting whether there is specific training for each area and especially in Natural Sciences and, if in addition to the training offered, other training is carried out. The investigation took place through the interpretation of the questionnaire composed of multiple-choice questions and descriptive questions. This questionnaire was analyzed qualitatively from a priori categories, namely: (i) Training carried out by teachers; and, (ii) Topics dealt with in continuing education. By collecting the data, it was possible to have some relevant information from these teachers and highlight aspects of the continuing education that they have been developing, with most taking an update course, offered in person or remotely, there is little specific training for each area of knowledge, being this is a challenge for the Education Departments, as the teachers claim that the training is not in accordance with their expectations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação em serviçopt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectIn-Service Trainingpt_BR
dc.subjectPublic Educationpt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.titleFormação Continuada de Professores da rede básica de ensino de municípios da Região da Campanha e Fronteira Oeste/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4573888423758116pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134633660161244pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNeste texto apresenta-se uma pesquisa de Conclusão de Curso que tem como temática a Formação Continuada de Professores nas escolas da rede básica de ensino de alguns municípios da Região da Campanha e Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, RS. Tem-se como pergunta de pesquisa: Como foi ofertada a formação continuada dos professores em alguns municípios da região da campanha e Fronteira Oeste nos últimos 5 anos? O objetivo deste trabalho foi realizar estudo sistemático de como estão sendo ofertadas as jornadas de formação continuada. Realizou-se o estudo objetivando conhecer os aspectos referentes a essa formação durante o período dos últimos cinco anos (2017-2021) destacando se existe formação específica para cada área e em especial em Ciências da Natureza e, se além da formação ofertada, os professores fazem outras formações. A investigação ocorreu pela interpretação do questionário composto por questões de múltipla escolha e questões descritivas que, foi enviado por e-mail a professores que atuam no ensino fundamental e médio. Este questionário foi analisado de forma qualitativa a partir de categorias a priori, sendo elas: (i) Formação realizada pelos professores; e, (ii) Temáticas tratadas nas formações continuadas. Pelo levantamento dos dados foi possível perceber que a maioria dos professores faz curso de atualização, ofertado de modo presencial ou remoto, há pouca formação específica para cada área do conhecimento, sendo este um desafio para as Secretarias de Educação, pois os professores alegam que as formações não estão de acordo com suas expectativas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rosimere Machado dos Santos - 2022.pdf465.39 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???