???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9366
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorMendes, Liliana Lemos-
dc.date.accessioned2024-07-05T19:40:38Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-07-05T19:40:38Z-
dc.date.issued2024-03-23-
dc.identifier.citationMENDES, Liliana Lemos. As políticas públicas para a permanência e êxito dos estudantes da educação de jovens e adultos na Escola Municipal De Ensino Fundamental Bibiano de Almeida – Pelotas-RS. 87 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9366-
dc.description.abstractThis critical-reflexive report presents the results of a qualitative research conducted in the Professional Master's Program in Education at Unipampa (PPGEdu), Jaguarão campus. The study aimed to understand Public Policies for the retention and success of Youth and Adult Education (YAE) students. The nature of this research is qualitative, defined as action research. The overall objective is to comprehend how policies for YAE, within the municipality of Pelotas, at the EMEF Bibiano de Almeida school, contribute to the retention and academic success of YAE students despite numerous obstacles such as students' financial constraints, transportation difficulties, overly strict assessment by some teachers, and personal challenges faced by students - such as a sick child, marital separation, marriage, relationships, children, in essence, daily life issues. The specific objectives are to identify public policies outlined in the Guidelines and Bases Law and the Municipal Education Plan for YAE, recognize the main causes and obstacles hindering the retention and success of YAE students at EMEF Bibiano de Almeida, and produce an educational Podcast. To achieve the objectives of this research, a Roundtable Discussion was conducted with YAE teachers, whose statements were categorized into 05 (five) themes following Bardin's theoretical instructions: participant profiles; YAE experiences and characteristics; assessment in YAE; inclusion, accessibility, and dropout rates; and fifthly, continuing education. The data collected in this research were descriptive, gathered through the Roundtable Discussion. The educational product of this research will be a Podcast, based on the analysis of results from the diagnosis and Roundtable Discussions, to be made available to YAE teachers in Pelotas municipal network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPermanência e êxitopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectRetention and successpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.titleAs políticas públicas para a permanência e êxito dos estudantes da educação de jovens e adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida – Pelotas-RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Dorow, Clóris Freire-
dc.contributor.referee3Vieira, Maurício Aires-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação da Unipampa (PPGEdu), Câmpus Jaguarão. O estudo buscou conhecer as Políticas Públicas para a permanência e êxito dos estudantes da Educação de Jovens e Alunos. A natureza desta pesquisa é qualitativa. A tipologia se define como pesquisa-ação. O objetivo geral é compreender de que forma as políticas para EJA, no âmbito do município de Pelotas, na escola EMEF Bibiano de Almeida, contribuem para a permanência e êxito escolar dos estudantes da EJA a despeito de tantos outros entraves - tais como, falta de condições financeiras dos alunos, dificuldades de transporte, avaliação rígida demais de alguns docentes, dificuldades pessoais dos discentes - filho que adoece, separação do marido ou da esposa, casamento, relacionamento, filhos, ou seja, problemas diários que atravessam a vida. E os objetivos específicos são estes: identificar as políticas públicas presentes na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Municipal de Educação para a EJA e nas legislações sobre o tema; reconhecer as principais causas e entraves que impedem a permanência e êxito dos estudantes da EJA na EMEF Bibiano de Almeida e produzir o produto educacional Podcast. Para o alcance dos objetivos desta pesquisa, foi realizada Roda de Conversa com os docentes da EJA, cujas falas foram categorizadas em 05 (cinco), seguindo as instruções teóricas de Bardin: perfil dos participantes; experiência e características da EJA; avaliação da e na EJA; inclusão, acessibilidade e evasão e a quinta, formação continuada. Os dados coletados, nesta pesquisa, foram descritivos, com coleta de dados, a partir da Roda de Conversa. E o produto educacional desta pesquisa será um Podcast, a partir da análise dos resultados advindos do diagnóstico e das Rodas de Conversa, a ser disponibilizado aos docentes da EJA da rede municipal de Pelotas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LILIANA LEMOS MENDES.pdfLiliana Lemos Mendes 2024762.4 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???