???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9340
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.creatorMunhoz, Luciano Veiga-
dc.date.accessioned2024-06-27T17:03:50Z-
dc.date.available2024-01-01-
dc.date.available2024-06-27T17:03:50Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationMUNHOZ, Luciano Veiga. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Ciências da Natureza: análise dos recursos na abordagem do tema Terra e Universo. 2023. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9340-
dc.description.abstractThe insertion of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the school context opens up paths for learning innovation with new teaching practices and methodologies, changing students' interest. This research was carried out, having as its theme the use of TDIC in the Teaching of Natural Sciences. Its objective was to investigate the contribution of using TDIC in the study of the thematic unit Earth and Universe in teaching, in the Final Years of Elementary School (EF). The study is characterized as qualitative, in relation to its objectives it is identified as exploratory and according to its procedures, it is classified as a pedagogical intervention. The following data collection instruments were used in the research: participant observation, field diary and questionnaire. To analyze the data obtained, the Content Analysis methodology was used. 12 students from a seventh year PE class from a municipal public school in the Campanha region of Rio Grande do Sul participated in the research. The main results include: engagement of participants in the development of the proposed activities; favoring collaborative work; visualization of concepts using technological tools in a way that approximates the real specifications, since the resources adopted made use of images and/or movements that made these results possible; understanding of the topics studied with the mediation of technological resources. It is expected that the results described here will contribute to improvements in the Teaching of Natural Sciences, especially in relation to the use of TDIC in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.titleTecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Ciências da Natureza: análise dos recursos na abordagem do tema Terra e Universopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372586429115765pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980862457823375pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.contributor.referee2Carneiro, Janaína Viário-
dc.contributor.referee3Habermann, Diovana Santos dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar abre-se caminhos para a inovação do aprendizado com novas práticas e metodologias de ensino, visando ampliar o interesse por parte dos estudantes. Esta pesquisa foi realizada, tendo como tema o uso de TDIC no Ensino de Ciências da Natureza. Seu objetivo foi investigar a contribuição do uso das TDIC no estudo da unidade temática Terra e Universo no ensino, dos Anos Finais do Ensino Fundamental (EF). O estudo caracteriza-se como qualitativo, em relação aos objetivos identifica-se como exploratório e conforme seus procedimentos, classifica-se como intervenção pedagógica. Na pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, diário de campo e questionário. Para análise de dados obtidos, foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 12 estudantes de uma turma de sétimo ano do EF de uma escola pública municipal da região da Campanha do Rio Grande do Sul. Como principais resultados, destacam-se: engajamento dos participantes no desenvolvimento das atividades propostas; favorecimento do trabalho colaborativo; visualização de conceitos com uso das ferramentas tecnológicas de forma aproximada aos fenômenos reais, uma vez que os recursos adotados faziam uso de imagens e/ou movimentos que possibilitaram estes resultados; compreensão dos tópicos estudados com a mediação dos recursos tecnológicos. Espera-se que os resultados aqui descritos contribuam para melhorias no Ensino de Ciências da Natureza, especialmente em relação ao uso das TDIC em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LCN 2023 Luciano V Munhoz.pdf1.49 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???