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dc.contributor.advisor1Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.creatorRosa, Bruna Martins da-
dc.date.accessioned2024-06-26T19:02:50Z-
dc.date.available2024-06-26-
dc.date.available2024-06-26T19:02:50Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationROSA, Bruna Martins da. Ações afirmativas e o ingresso no mercado de trabalho: a experiência de egressos negros e negras da Universidade Federal do Pampa. 2024. 132 f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9330-
dc.description.abstractThis dissertation consists of a quantitative and qualitative analysis, and is intended to investigate the process of insertion of black and brown racial quota graduates from the Federal University of Pampa Unipampa Campus Bagé into the job market. Furthermore, we sought to discuss education and the job market for the Brazilian population with evidence in the post-abolition period. It presents some of the movements created by the black population to improve opportunities, enter the job market, the educational field and denounce racism. To compose the final text, data desired by the Academic Data Intelligence Center was first analyzed. A questionnaire was also applied to racial quota graduates from Unipampa Bagé, who completed their graduation between 2018 and 2022 and who joined Unipampa between 2015 and 2018. Data analysis was carried out through content analysis seeking to assess the recurrence of responses. In collaboration with this, this dissertation brings reflections with thoughts from black intellectuals in dialogue with studies on education, slavery and the policy of reserving specific vacancies for the black population. It is also worth highlighting the issues in the field of education and ethnic-racial relations that are addressed throughout the text, based on the debate on higher education, affirmative actions and work. It was found that the quota law is extremely relevant, but many difficulties were suffered by racial quota students during the journey to completion of the course, where financial difficulties gain prominence. On the other hand, 88.9% of students highlighted the relevance of racial quotas regarding access to higher education, providing positive results in their lives. It is clear that the scholarships and aid provided by the university helped the majority of participants in this research stay, becoming an extremely important tool for these students. Therefore, it is clear that racial quotas led to the expansion of diversity and representation in Brazilian universities, thus it became pertinent to analyze the trajectory of graduates of this affirmative action towards their insertion in the job market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectUNIPAMPApt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectRacial quotaspt_BR
dc.subjectJob marketpt_BR
dc.titleAções afirmativas e o ingresso no mercado de trabalho: a experiência de egressos negros e negras da Universidade Federal do Pampapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Al-Alam, Caiuá Cardoso-
dc.contributor.referee1Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.contributor.referee2Al-Alam, Caiuá Cardoso-
dc.contributor.referee3Avila, Carla Silva de-
dc.contributor.referee4Ferreira, Leticia de Faria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação consiste em uma análise quantitativa e qualitativa, e destinou-se a investigar o processo de inserção dos(as) egressos(as) cotistas raciais pretos e pardos da Universidade Federal do Pampa Unipampa Campus Bagé no mercado de trabalho. Ademais, buscou-se dialogar sobre educação e mercado de trabalho para a população brasileira com evidência ao pós-abolição. Apresenta alguns dos movimentos idealizados pela população negra para a melhoria de oportunidades, ingresso no mercado de trabalho, no campo educacional e denúncias de racismo. Para composição do texto final, primeiramente foram analisados dados dispostos pelo Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos. Também, foi aplicado um questionário destinado aos(as) egressos(as) cotistas raciais da Unipampa Bagé, que concluíram a graduação entre 2018 e 2022 e que ingressaram na Unipampa entre 2015 a 2018. A análise dos dados obtidos foi realizada por meio da análise de conteúdo buscando aferir a recorrência nas respostas. Em colaboração a isso, esta dissertação traz reflexões com pensamentos de intelectuais negras dialogando com estudos sobre a educação, escravismo e política de reserva de vagas voltados a população negra. Cabe ainda destacar as questões do campo da educação das relações étnico-raciais que são abordadas ao longo do texto, a partir do debate sobre ensino superior, ações afirmativas e trabalho. Constatou-se que, a lei de cotas é de extrema relevância, porém muitas dificuldades foram encontradas pelos(as) alunos(as) cotistas raciais durante o percurso até a conclusão do curso, onde as dificuldades financeiras ganham destaque. Por outro lado, 88,9% dos(as) alunos(as) destacaram a relevância das cotas raciais referentes ao acesso no ensino superior, proporcionando impactos positivos em suas vidas. É notório que as bolsas e os auxílios fornecidos pela universidade auxiliaram na permanência da maioria dos(as) participantes desta pesquisa, tornando-se uma ferramenta de extrema importância a esses alunos(as). Sendo assim, é evidente que as cotas raciais suscitaram a ampliação da diversidade e da representatividade nas universidades brasileiras, desse modo tornou-se pertinente analisar a trajetória dos(as) egressos(as) dessa ação afirmativa diante da inserção no mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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