???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9298
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.creatorCardozo, Juan Gomes-
dc.date.accessioned2024-06-10T19:38:03Z-
dc.date.available2023-01-01-
dc.date.available2024-06-10T19:38:03Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationCARDOZO, Juan Gomes. Percepção de acadêmicos da Licenciatura em Ciências da Natureza sobre a utilização dos jogos do Wordwall no estudo de conceitos sobre avaliação. 2022. 86p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9298-
dc.description.abstractWith the long period of isolation due to the Covid 19 pandemic, which began in December 2019 in Wuhan, China, most classes became remote, with the development of synchronous and asynchronous activities. Among the resources used are the educational games, very popular because of the culture of online games, video games and board games themselves.. In addition to recreational purposes, it has become frequent to use for educational purposes at all educational levels, from early childhood education to higher education. Observing this phenomenon this study brings the proposal of application of a didactic game using the Wordwall platform for the students of the Degree in Nature Sciences of the Federal University of Pampa- Campus Dom Pedrito, with the purpose of analyzing the construction of knowledge about concepts of educational evaluation, through the dynamic of a course with the Wordwall platform in the initial teaching training of Nature Sciences. The methodology is characterized as: qualitative, descriptive and explanatory, whose procedure is defined as a case study, with the organization and application of an extension course on Wordwall. At the end, the participants filled out two evaluation forms. From the analysis of the answers it was possible to verify that most students agree that the course provided a learning about the Wordwall platform and the theme educational evaluation. The repercussion and feedback of the course, can collaborate for the application of other workshops or courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching learning processpt_BR
dc.subjectDidactic gamespt_BR
dc.titlePercepção de acadêmicos da Licenciatura em Ciências da Natureza sobre a utilização dos jogos do Wordwall no estudo de conceitos sobre avaliaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3234638249372853pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524665688345631pt_BR
dc.contributor.referee1Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.contributor.referee2Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.contributor.referee3Felcher, Carla Denize Ott-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8589016214620796pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980862457823375pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524665688345631pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoCom o longo período de isolamento em virtude da pandemia da Covid 19, deflagrada em dezembro de 2019 em Wuhan, na China, as aulas em sua maioria passaram a ser remotas, com o desenvolvimento de atividades síncronas e assíncronas. Entre os recursos utilizados estão os jogos didáticos, muito populares em razão da cultura dos jogos online, do videogame e dos próprios jogos de tabuleiro. Além dos fins recreativos, tornou-se frequente a utilização com a finalidade educacional em todos os níveis educacionais, da educação infantil ao ensino superior. Observando esse fenômeno, este estudo traz a proposta de aplicação de um jogo didático utilizando a plataforma Wordwall para os acadêmicos da Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- Campus Dom Pedrito, com o propósito de analisar a construção do conhecimento sobre conceitos de avaliação educacional, por meio da dinamização de um curso com a plataforma Wordwall na formação docente inicial de Ciências da Natureza. A metodologia se caracteriza como qualitativa, descritiva e explicativa, cujo procedimento é definido como um estudo de caso, com a organização e aplicação de um curso de extensão sobre Wordwall. Ao final, os participantes preencheram dois formulários de avaliação. A partir da análise das respostas foi possível constatar que a maioria dos estudantes concorda que o curso forneceu um aprendizado sobre a plataforma Wordwall e o tema avaliação educacional. A repercussão e o feedback do curso, pode colaborar para a aplicação de outras oficinas ou cursos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LCN 2022 Juan G Cardozo.pdf23.42 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???