???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9278
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Blass, Leandro-
dc.creatorLima, Hugo Ricardo-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:48:30Z-
dc.date.available2024-06-03T18:48:30Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationLIMA, Hugo Ricardo. O uso do jogo dos discos voltado para o ensino de introdução à probabilidade. 2023. 52f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9278-
dc.description.abstractThe present work is an experience report of an unpublished class whose main theme was the use of the disc game aimed at teaching the introduction to probability. The main objective of the class was to analyze whether the use of the game of discs is capable of helping in the introductory teaching of probability to the students of the Cônego school. According to the PCNs (1997), dissatisfaction with negative results in Mathematics teaching is due to difficulties in understanding the concepts used in this discipline. Therefore, the game emerges as a tool to assist the teacher in teaching, and the use of the disk game as a method to introduce probability. Regarding the research, it is of the exploratory descriptive type, using a qualitative and quantitative approach, characterizing a case study. The subjects were students in the 2nd grade of high school and used mixed questionnaires and classroom observations as a research instrument. The results show that the students liked the disk game and enabled them to be able to respond to problem situations. It was concluded that this practice should be more addressed in the classroom, and that this innovation allowed students to remember the content and advance in probability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo dos Discospt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectProblemaspt_BR
dc.subjectDisc Gamept_BR
dc.subjectProbabilitypt_BR
dc.subjectProblemspt_BR
dc.titleO uso do jogo dos discos voltado para o ensino de introdução à probabilidadept_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee2Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee3Oliveira, Cristiano Peres-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um relato de experiência de uma aula inédita cujo tema principal foi o uso do jogo dos discos voltado para o ensino de introdução à probabilidade. A aula teve como objetivo principal analisar se a utilização do jogo dos discos é capaz de auxiliar no ensino introdutório de probabilidade aos alunos da escola Cônego. Conforme os PCNs (1997) a insatisfação dos resultados negativos no ensino de Matemática, acontece de vido as dificuldades para compreender os conceitos empregados nessa disciplina. Portanto, o jogo surge como uma ferramenta para auxiliar o professor no ensino, e o uso do jogo dos discos como método para introduzir a probabilidade. Referente a pesquisa ela é do tipo descritiva exploratória, usando da abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando um estudo de caso. Os sujeitos foram alunos da 2ª série C do Ensino Médio e tiveram como instrumento de pesquisa questionários mistos e observações em sala. Os resultados constam que os alunos gostaram do jogo dos discos e possibilitaram que os mesmos conseguissem responder às situações-problemas. Concluiu-se que essa prática deve ser mais abordada em sala de aula, e que essa inovação possibilitou que os alunos relembrassem o conteúdo e avançassem em probabilidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_HUGO.pdf1.37 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???