???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9273
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Blass, Leandro-
dc.creatorRamos, Nicoli Peroza-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:40:56Z-
dc.date.available2024-06-03T18:40:56Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationRAMOS, Nicoli Peroza. A função linear baseada na resolução de problemas : um estudo envolvendo salário e profissões. 2022. 44f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9273-
dc.description.abstractThis research aims to relate knowledge of linear function to the context of wages and professions present in everyday school life. To carry out the proposal, the following specific objectives were established, which consisted of: I) Elaborate an instructive lesson plan, apply and evaluate the positive and negative points; II) Relate the linear function content with the theme of professions; III) Apply the problem solving method in the classroom. The activity was applied in three classes of the first year of high school in a public school in the metropolitan region of Porto Alegre. As a theoretical reference, authors who discuss the concept of problem solving and linear function were used. The application of the proposal was divided into three moments, in the themes: cost of living; salary and occupation; and Problem solving. It should be noted that the first two stages served to contextualize the theme with everyday life and then, in the final stage, actually use the problem solving method. In the results, it was possible to perceive the students' motivation with activities that establish relationships with their daily lives. The use of questionnaires created the opportunity for communication between students and the teacher, promoting a more democratic and encouraging class. The resolution of problems in groups presented as possibilities of using the linear function in everyday life and fostered teamwork. The planning and application of the unprecedented class allowed new perspectives for the teacher in the elaboration of more motivated and meaningful classes for the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCusto de vidapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAula de matemáticapt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectCost of livingpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectMath classpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.titleA função linear baseada na resolução de problemas : um estudo envolvendo salário e profissõespt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Cristiano Peres de-
dc.contributor.referee1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee2Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee3Vaz, Francieli Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo relacionar os conhecimentos de função linear ao contexto de salários e profissões presentes no cotidiano escolar. Para dar conta da proposta, se estabeleceu os seguintes objetivos específicos, que consistiram em: I) Elaborar um plano de aula inédito, aplicar e avaliar os pontos positivos e negativos; II) Relacionar o conteúdo de função linear com o tema das profissões; III) Aplicar o método de resolução de problemas em sala de aula. A atividade foi aplicada em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio em uma rede pública na região metropolitana de Porto Alegre. Como referencial teórico, foram utilizados autores que discorrem sobre o conceito de resolução de problemas e função linear. A aplicação da proposta foi dividida em três momentos, nos temas: custo de vida; salário e profissão; resolução de problemas. Cabe salientar, que as duas primeiras etapas serviram para contextualizar o tema com o cotidiano para em seguida, na etapa final, utilizar de fato o método de resolução de problemas. Nos resultados, foi possível perceber a motivação dos alunos com atividades que estabeleceram relações com seu cotidiano. O uso de questionários criou a oportunidade de comunicação entre alunos e professor, promovendo uma aula mais democrática e incentivadora.O tema acerca do custo de vida, permitiu às turmas reconhecer e identificar as necessidades de uma família em relação à alimentação, moradia e transporte. Já a resolução de problemas em grupos apresentou as possibilidades de uso no cotidiano a função linear e fomentou o trabalho em equipe. O planejamento e aplicação da aula inédita, permitiu novas perspectivas para o docente na elaboração de aulas mais motivadoras e com sentido para os estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
tcc_nicoli___final.pdf630.13 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???