???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9266
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.creatorOliveira, Cléia Dalcul da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-03T11:47:03Z-
dc.date.available2024-06-03T11:47:03Z-
dc.date.issued2023-02-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cléia Dalcul da Silva. Construção de triângulos retângulos e suas relações trigonométricas com o auxílio do GeoGebra em uma turma de ensino médio. 2023. 60f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9266-
dc.description.abstractThe present work brings the presentation of an unprecedented didactic proposal, for the author. The application was carried out in a group of the 2nd year of high school, from a school in the state education network of Rio Grande do Sul, in the municipality of Hulha Negra. The objective was to answer the following problem: How can we introduce the notions of trigonometric relations in a high school class based on demonstrations carried out in the GeoGebra program? In order to answer this question, a class was applied in which the use of the GeoGebra software was introduced, with the construction of a right triangle, in which the trigonometric ratios of sine, cosine and tangent were presented. The teaching methodology of this class is focused on the use of technologies in teaching mathematics and solving problems taken from the latest books available in the public school system. An evaluative questionnaire was applied at the end of this didactic proposal in order to obtain impressions after the students' participation in this class format and whether they contributed to their learning. It can be concluded that through practical activities through the GeoGebra software it is possible to introduce notions of trigonometric relations and highlight that students, in addition to understanding trigonometric ratios, approved the use of this software.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectProblemaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectProblemspt_BR
dc.titleConstrução de triangulos retângulos e suas relações trigonométricas com o auxílio do GeoGebra em uma turma de ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee3Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz a apresentação de uma proposta didática inédita, para a autora. A aplicação foi realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, no município de Hulha Negra. Objetivou-se responder o seguinte problema: Como podemos introduzir as noções de relações trigonométricas em uma turma do Ensino Médio a partir de demonstrações realizadas no programa GeoGebra? Com o intuito de responder esta indagação, foi aplicada uma aula na qual se fez a introdução do uso do software GeoGebra, com a construção de um triângulo retângulo, em que foram apresentadas as razões trigonométricas do seno, cosseno e tangente. A metodologia de ensino desta aula fica-se voltada para o uso de tecnologias no ensino de matemática e com a resolução de problemas retirados dos últimos livros disponíveis na rede pública de ensino. Um questionário avaliativo foi aplicado no final desta proposta didática com o intuito de obter as impressões após a participação dos estudantes neste formato de aula e se estes contribuíram para sua aprendizagem. Pode-se concluir, que através de atividades práticas por meio do software GeoGebra é possível a introdução de noções das relações trigonométricas e destacar que os alunos além de compreender as razões trigonométricas, aprovaram o uso deste software.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Cleia_final.pdf2.23 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???