???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9265
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.creatorSilva, Daniella Thiemy Sada da-
dc.date.accessioned2024-06-03T11:45:00Z-
dc.date.available2024-06-03T11:45:00Z-
dc.date.issued2023-01-10-
dc.identifier.citationSILVA, Daniella Thiemy Sada da. A metodologia de projetos e a educação matemática crítica durante o desenvolvimento de um projeto sobre o desperdício de alimentos na escola . 2023. 89f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9265-
dc.description.abstractThis work presents a research at a graduate course on the application of project methodology in a proposal for critical mathematics education with high school students. The research consisted of carrying out a project on food waste at school with a second year night class from a public school on the north coast of Rio Grande do Sul. The data built for the research consist of students' written materials, a daily report of the teaching practice written by the researcher and a questionnaire answered by students. The theory that supported the analyzes was works focused on critical mathematics education and on project methodology. As the main results of the analysis, the following stand out: the challenges for implementing the project-based teaching methodology, considering all agreements and deadlines established with the school; compromised promotion of critical mathematics education due to time constraints and student engagement with the project; and the manifestations of the ideology of certainty by the confidence attributed to graphs, tables and numbers. Thus, this work sought to contribute to the analysis of yet another teaching practice involving critical mathematics education and project methodology, in order to enrich and encourage the construction of knowledge and discussions on these themes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia de projetospt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectIdeologia da certezapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectDesperdício de alimentospt_BR
dc.subjectProject methodologypt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.subjectIdeology of certaintypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectFood wastept_BR
dc.titleA metodologia de projetos e a educação matemática crítica durante o desenvolvimento de um projeto sobre o desperdício de alimentos na escolapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee3Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa ao nível de especialização sobre a aplicação da metodologia de projetos em uma proposta de educação matemática crítica com estudantes do Ensino Médio. A pesquisa consiste na realização de um projeto sobre o desperdício de alimentos na escola junto a uma turma do segundo ano noturno de uma escola pública do litoral norte do Rio Grande do Sul. Os dados construídos para a pesquisa consistem em materiais escritos produzidos pelos alunos, relatos da prática docente escrito pela pesquisadora e questionários de coleta de opinião. O respaldo teórico que sustentou as análises deu-se sobre trabalhos voltados para a educação matemática crítica e sobre a metodologia de projetos. Como principais resultados da análise, destacam-se: os desafios para a implantação da metodologia de ensino por projetos, considerando todos os acordos e prazos estabelecidos junto à escola; o comprometimento da promoção de educação matemática crítica decorrente de restrições de tempo e do engajamento com o projeto pelos alunos; e as manifestações da ideologia da certeza pela credibilidade atribuída aos gráficos, tabelas e números. Desta forma, com este trabalho buscou-se contribuir com a análise de mais uma prática docente envolvendo educação matemática crítica e metodologia de projetos, de modo a enriquecer e fomentar a construção de conhecimento e as discussões sobre estas temáticas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Daniella_final.pdf2.54 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???