???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9263
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.creatorMatos, Diego de Vargas-
dc.date.accessioned2024-06-03T11:40:33Z-
dc.date.available2024-06-03T11:40:33Z-
dc.date.issued2022-12-17-
dc.identifier.citationMATOS, Diego de Vargas. Experimentação de conceitos da análise combinatória na prática durante o Ensino Fundamental . 2022. 46f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9263-
dc.description.abstractThis work presents a case study, with a qualitative approach, whose objective is to enable Elementary School students to experiment with combinatorial analysis concepts in practice. Based on authors who deal with the use of concrete materials, use of experiments available in science and technology museums and articulation with Children's Literature in the teaching of Mathematics, a teaching proposal on combinatorial analysis was carried out with three classes of 8th grade of Elementary School of a public school in the municipal education network of Alvorada, Rio Grande do Sul. As a data collection instrument, in addition to the researcher teacher's observations, a questionnaire containing open questions about the pedagogical practices carried out was also applied, answered by the students who participated in the study. From the data analysis, it is possible to conclude that most students appreciated the teaching proposal, especially the pedagogical activities involving the use of concrete materials with tactile and visual appeal and that, through the use of these resources, they are able to perceive a multiplicity of concepts about combinatorial analysis during the resolution of problem situations involving this content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMateriais concretospt_BR
dc.subjectMuseus de ciências e tecnologiapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectConcrete materialspt_BR
dc.subjectScience and technology museumspt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.titleExperimentação de conceitos da análise combinatória na prática durante o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee1Vaz, Francieli Aparecida-
dc.contributor.referee2Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee3Blass, Leandro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo objetivo é possibilitar aos estudantes do Ensino Fundamental a experimentação de conceitos da análise combinatória na prática. Fundamentado em autores que versam sobre uso de materiais concretos, utilização de experimentos disponíveis em museus de ciências e tecnologia e articulação com a Literatura Infantil no ensino de Matemática, foi realizada uma proposta de ensino sobre análise combinatória com três turmas de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Alvorada, do estado do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados, além de observações do professor pesquisador, também foi aplicado um questionário contendo questões abertas sobre as práticas pedagógicas realizadas, respondido pelos estudantes que participaram do estudo. A partir da análise dos dados, é possível concluir que a maioria dos estudantes apreciaram a proposta de ensino, principalmente as atividades pedagógicas envolvendo o uso de materiais concretos com apelo ao tátil e ao visual e que, por meio do uso desses recursos, conseguem perceber uma multiplicidade de conceitos sobre análise combinatória durante a resolução de situações problema envolvendo esse conteúdo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Diego_Final.pdf919.7 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???