???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8619
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Tiecher, Aline-
dc.creatorAssumpção, Leonar da Silveira de-
dc.date.accessioned2023-09-21T17:15:19Z-
dc.date.available2023-09-11-
dc.date.available2023-09-21T17:15:19Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Leonar da Silveira de. Avaliação dos requisitos de rotulagem de águas envasadas. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8619-
dc.description.abstractThe bottled water sold in Brazil is classified as natural mineral water, natural water or water added with salts. The consumption of mineral waters has increased over the years, reaching approximately 60 liters/inhabitant in 2020, which must have quality, guaranteeing the consumer no risk to their health. Since the label is an essential element of communication between products and consumers, the objective of this work was to evaluate the labeling of bottled water, marketed in the city of Itaqui/RS, from November 2021 to February 2022, verifying compliance against current legislation. Eleven brands were analyzed, totaling 29 samples, which were randomly coded (from A to K) to ensure brand confidentiality. It was found that the main nonconformities found were related to the lack of indication of the duration in months, the presence of words that induce the consumer to error or misunderstanding, the height of the quantitative indication lower than that established in the legislation and disagreement with the declaration of the deadline. of validity. Only three brands did not show any non-compliance on the labels, meaning that 75.86% of the labels analyzed did not comply with any principle or requirement established in the legislation. It is concluded that labeling adjustments and a greater commitment to compliance with legislation by manufacturers are necessary, together with the implementation of a more effective inspection system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁgua mineral naturalpt_BR
dc.subjectRótulopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectNatural mineral waterpt_BR
dc.subjectLabelpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.titleAvaliação dos requisitos de rotulagem de águas envasadaspt_BR
dc.title.alternativeAssessment of packaged water labeling requirementspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437218586272453pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514829765842793pt_BR
dc.contributor.referee1Tiecher, Aline-
dc.contributor.referee2Meira, Stela Maris Meister-
dc.contributor.referee3Kaminski, Tiago Andre-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9889605287918097pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8307184361863019pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514829765842793pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAs águas envasadas comercializadas no Brasil são classificadas em água mineral natural, água natural ou água adicionada de sais. O consumo de águas minerais tem aumentado ao longo dos anos, chegando a aproximadamente 60 litros/habitante em 2020, as quais devem ter qualidade, garantindo ao consumidor nenhum risco à sua saúde. Visto que o rótulo é um elemento essencial de comunicação entre os produtos e consumidores, o objetivo do trabalho foi avaliar a rotulagem de águas envasadas, comercializadas na cidade de Itaqui/RS, no período de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, verificando a conformidade frente à legislação vigente. Foram analisadas 11 marcas, totalizando 29 amostras, as quais foram codificadas aleatoriamente (de A a K) para garantir o sigilo das marcas. Verificou-se que as principais inconformidades encontradas foram referentes à falta de indicação da duração em meses, a presença de vocábulos que induzem o consumidor ao erro ou equívoco, a altura da indicação quantitativa menor que o estabelecido na legislação e desacordo com a declaração do prazo de validade. Somente três marcas não apresentaram nenhuma inconformidade nos rótulos, significando que 75,86 % dos rótulos analisados não cumpriram algum princípio ou requisito estabelecido nas legislações. Conclui-se que é necessário adequações dos rótulos e um maior comprometimento no cumprimento das legislações pelos fabricantes, juntamente com a implementação de um sistema de fiscalização mais efetivo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Leonar da Silveira de Assumpção - 2021.pdf491.58 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???