???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8550
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Fernandes, Allan Alves-
dc.creatorToja, Lara Soares-
dc.date.accessioned2023-07-31T18:43:48Z-
dc.date.available2023-07-26-
dc.date.available2023-07-31T18:43:48Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationTOJA, Lara Soares. Caracterização da evasão no âmbito do curso de matemática – licenciatura da Unipampa – Campus Itaqui: um estudo exploratório. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8550-
dc.description.abstractThe present work proposes a study on university evasion, in particular of students from the Federal University of Pampa (Unipampa) – Itaqui, more specifically, those linked to the Mathematics course. There are many reasons given by students for dropping out of higher education and the factors involved can be psychological, financial, economic, social, among others. During the execution of this work, we prepared and proposed a questionnaire using Google Forms targeting students who dropped out of the course between 2012 and 2022. In addition to a recorded and documented interview with coordinator of the Mathematics course from 2021 to 2022, including the pandemic period. The analysis of the collected data followed a quantitative-qualitative approach and the main reasons given by the respondents were: work, lack of motivation/disenchantment with the course and difficulties in the teaching-learning relationship (translated into constant failures). A differential of the data presented here is the inclusion of the post-pandemic scenario and possible reasons that led to evasion when activities returned to face-to-face modality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCurso de licenciaturapt_BR
dc.subjectUnipampapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectUniversity dropoutpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectDegree coursept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleCaracterização da evasão no âmbito do curso de matemática – licenciatura da Unipampa – Campus Itaqui: um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of evasion within the scope of the Mathematics course - Unipampa degree - Campus Itaqui: an exploratory studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5732038449263400pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615561298825181pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Daiane Campara-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1865921599788345pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Allan Alves-
dc.contributor.referee2Soares, Daiane Campara-
dc.contributor.referee3Cara, Elisa Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030189248596755pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1865921599788345pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615561298825181pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe um estudo sobre a evasão universitária, em particular de estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Itaqui, mais especificamente, os vinculados ao curso de Matemática – Licenciatura. Muitos são os motivos apontados por estudantes para abandonarem o ensino superior e os fatores envolvidos podem ser de ordem psicológica, financeira, econômica, social, dentre outros. Durante a execução desse trabalho elaboramos e propomos um questionário utilizando o Google Forms tendo como público-alvo os estudantes que evadiram do curso entre 2012 e 2022. Além disso, foi feita uma entrevista gravada e documentada com a coordenadora do curso de Matemática – Licenciatura de 2021 a 2022, incluindo o período de pandemia. A análise dos dados coletados seguiu uma abordagem quantitativa-qualitativa e os principais motivos apontados pelos respondentes foram: o trabalho, desmotivação/desencanto com o curso e dificuldades na relação ensino aprendizagem (traduzidas em reprovações constantes). Um diferencial dos dados aqui apresentados é a inclusão do cenário pós-pandemia e de possíveis motivos que levaram à evasão quando as atividades retornaram à modalidade presencial.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lara Soares Toja - 2023.pdf3.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???