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dc.contributor.advisor1Barlette, Vania Elisabeth-
dc.creatorPereira, Cesar Jardim-
dc.date.accessioned2023-07-24T17:10:24Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2023-07-24T17:10:24Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationJARDIM, César Pereira. Estudo acerca da criatividade e imaginação na perspectiva histórico-cultural de Lev Vygotsky. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8495-
dc.description.abstractThis work addresses the theme of creativity and imagination seeking to understand these concepts from a historical-cultural perspective based on Lev Semenovitch Vygotsky's work "Creativity and Imagination in Childhood". The Discursive Textual Analysis was the method used for text analysis from the perspective of Moraes and Galiazzi. The main focus of the analysis was creativity in the collective sense, which is essential for understanding creative and imaginative processes in science learning, especially those that use learning devices as a teaching strategy. With this focus, the analysis process led to five final categories: memory as the basis of reproductive activity; imagination as the basis of creative activity; creativity, adaptation and culture; conceptions of creativity and collective creativity; and, creativity in childhood. These, together with the units of meaning and initial and intermediate categories, guided the elaboration of the metatext. From this newly crafted text, we aim to convey the author's perspective on creativity and imagination. In addition, we relate some implications for science teaching, including: a) the importance of student commitment and involvement in individual and collective learning; b) the relevance of encouraging exploration, investigation, and critical thinking, connecting scientific knowledge with technological, social, and cultural productions in the learning process; and c) the importance of using playful activities as a strategy to stimulate students' imagination and creativity. We conclude the analysis with an understanding of how the learning devices used in science teaching function from Vygotsky's perspective on creativity and imagination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectAnálise Textual Discursivapt_BR
dc.subjectDispositivos de aprendizagempt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectImaginationpt_BR
dc.subjectDiscursive Textual Analysispt_BR
dc.subjectLearning devicespt_BR
dc.titleEstudo acerca da criatividade e imaginação na perspectiva histórico-cultural de Lev Vygotskypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee2Dias, Lisete Funari-
dc.contributor.referee3Santos, Rosana Cavalcanti Maia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema da criatividade e imaginação com o objetivo de compreender esses conceitos sob uma perspectiva histórico-cultural a partir da obra "Criatividade e Imaginação na Infância" de Lev Semenovitch Vygotsky. O método utilizado para a análise do texto foi a Análise Textual Discursiva na perspectiva de Moraes e Galiazzi. O foco principal da análise foi a criatividade no sentido coletivo, sendo essencial para compreender os processos criativos e imaginativos na aprendizagem em ciências, especialmente aqueles que utilizam dispositivos de aprendizagem como estratégia de ensino. Com esse foco, o processo de análise conduziu a cinco categorias finais: memória como base da atividade reprodutiva; imaginação como base da atividade criativa; atividade criativa, adaptação e cultura; concepções sobre criatividade e criatividade coletiva; e, criatividade na infância. Essas categorias, juntamente com as unidades de análise e categorias inicias e intermediárias, orientaram a elaboração do metatexto. A partir deste novo texto elaborado, procuramos transmitir a perspectiva do autor em relação à criatividade e à imaginação. Além disso, relacionamos algumas implicações para o ensino de ciências, incluindo: a) a importância do comprometimento e envolvimento dos alunos na aprendizagem individual e coletiva; b) a relevância de incentivar a exploração, investigação e pensamento crítico, conectando conhecimentos científicos com as produções tecnológicas, sociais e culturais no processo de aprendizagem; e, c) a importância do uso de atividades lúdicas como estratégia para estimular a imaginação e criatividade dos alunos. Concluímos a análise com uma compreensão sobre o funcionamento dos dispositivos de aprendizagem utilizados no ensino de ciências sob a perspectiva de Vygotsky em relação à criatividade e imaginação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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