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dc.contributor.advisor1Bihain, Anderson-
dc.creatorMedeiros, Dinane Maria Alves de-
dc.date.accessioned2023-07-21T18:00:44Z-
dc.date.available2023-07-21-
dc.date.available2023-07-21T18:00:44Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Dinane Maria Alves de. Modelagem matemática no estudo da função exponencial no crescimento do bolor (mofo) do pão. 100f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8494-
dc.description.abstractThis experience aims to present the development of a classroom application of mathematical modeling involving the theme: mathematical modeling in the exponential function in the study of mold (mold) in bread. The study was carried out with students of 1st A and B and 2nd B, from the State School José Glicério, Jaboatão dos Guararapes - PE, with the objective of teaching the exponential function. Initially, I went into the problem of stimulating the proliferation of fungi in bread, presenting two breads, of which only one was humidified and the other remained in the same state. This process was carried out with the aid of a cotton swab with the ends humidified with water, the next step was the placement of each bread in the beautiful bag of freezing products. Reinforcing the need to store the breads in different places, the first (humid) will be in a closed place as a closet or drawer, while the second in an open place and with cover, can be a service area or garage. Mathematical modeling emerges as a challenging proposal, where through the procedures provided, with examples in table room and graphs students will have to follow the evolution of the fungi colony in bread, for 5 days. In this proposal, most students will build a table for each bread, with the following variables: Days, Fungus proliferation, coordinates and area. Then, with the data from the tables constructed in the Cartesian plane, the graphs where the x-axis represents the days and the y axis the proliferation of fungi, in most of the students' evolution through the graph corresponding to the humidified bread generated an exponential function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectFunção exponencialpt_BR
dc.subjectProliferação de fungospt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectExponential functionpt_BR
dc.subjectFungal proliferationpt_BR
dc.titleModelagem matemática no estudo da função exponencial no crescimento do bolor (mofo) do pãopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Everson Jonatha Gomes da-
dc.contributor.referee1Bihain, Anderson Luís Jeske-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee3Blass, Leandro-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Práticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação inovadora em sala de aula, utilizando a metodologia da modelagem matemática em um experimento envolvendo a temática: modelagem matemática na função exponencial no estudo do bolor (mofo) no pão. O estudo foi realizado com alunos dos 1º A e B e 2º B, da Escola Estadual José Glicério, Jaboatão dos Guararapes - PE, tendo como objetivo o ensino da função exponencial. O objetivo desse trabalho foi utilizar a modelagem matemática no estudo da função exponencial através de um experimento de observação do crescimento do bolor (mofo) no pão. Os alunos acompanharam a evolução de uma colônia de fungos no pão durante 5 dias, a fim de construir uma tabela e um gráfico onde se observaram um comportamento do gráfico de uma função exponencial. Os alunos também responderam a um questionário sobre o experimento e sobre a metodologia abordada pelo professor para a condução do experimento. Com relação a modelagem matemática no estudo da função exponencial observando o crescimento do bolor (mofo), os resultados dos alunos se mostraram esperados, onde foram gerados gráficos no modelo de funções exponenciais. Já as percepções dos alunos quanto ao experimento ficaram claro que os alunos aprenderam com os diferentes recursos apresentados, elogiaram a metodologia adotada e a maioria conseguiu realizar o experimento proposto. Porém a falta de recursos diversificados, como por exemplo vídeos explicativos, materiais disponíveis para execução do experimento e laboratório de matemática e informática, fez com que alguns alunos não tivessem um aprendizado satisfatório.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

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