???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorBorba, Cleber Massirer-
dc.date.accessioned2023-05-25T18:11:10Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-25T18:11:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCleber Massirer Borba. Padrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento Algébricopt_BR
dc.subjectDimensões da Álgebrapt_BR
dc.subjectPadrões Geométricos e Figuraispt_BR
dc.subjectAnos Finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titlePadrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029013125949467pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.referee1Flôres, Maria Lucia Pozzatti-
dc.contributor.referee2Romio, Leugim Corteze-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948008714853940pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670584898353787pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar como duas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental abordam os padrões geométricos e figurais. Para tanto, buscou-se referencias em pesquisas sobre desenvolvimento do pensamento algébrico e documentos curriculares (Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular do Estado do Rio Grande do Sul). A opção metodológica foi de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental. A análise dos dados permitiu concluir que, os padrões geométricos e figurais são abordados em raras situações nas duas coleções de livros didáticos analisadas. Assim, os professores que visam propor atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico não devem limitar-se as situações propostas nas coleções analisadas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação Científica e Tecnológica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Cleber Massirer Borba - 2019.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica.1.19 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???