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dc.contributor.advisor1Hartmann, Angela Maria-
dc.creatorSena, Deisy Chagas de-
dc.date.accessioned2023-05-11T18:07:51Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-11T18:07:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSENA, Deisy Chagas de. O conhecimento de professores da educação básica sobre a discalculia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8324-
dc.description.abstractDyscalculia is a disorder that occurs in school-age children and affects their ability to understand and manipulate numbers. Children with this disorder are unable to set up operations, understand measurement principles, identify mathematical signs, classify numbers, follow sequences, understand mathematical concepts, relate the value of coins among other limitations. It is possible to detect dyscalculia at an early age, and measures can be taken to help students cope with math problems. The objective of this work is to investigate how Basic Education teachers understand dyscalculia and act in the face of manifest difficulties in Mathematics and diagnosed cases of dyscalculia. To carry out the research, a questionnaire was distributed to teachers of Mathematics and Pedagogy from the public network of Basic Education in Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul. Using the content analysis methodology, based on the data obtained in the responses of nine teachers, three categories were developed: i) Teachers' knowledge of dyscalculia; ii) The work of teachers with possible dyscalculic students; iii) The support structure for teachers in the case of dyscalculia diagnosis. The results indicate that the teachers surveyed are not properly aware of the causes of dyscalculia and have difficulties in perceiving signs of this disorder in students with learning difficulties in Mathematics. Most schools, for their part, do not adopt standardized processes for diagnosing dyscalculia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectDyscalculiapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleO conhecimento de professores da educação básica sobre a discalculiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565731314433732pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA discalculia é um transtorno que se mostra em crianças em idade escolar e que afeta sua capacidade de compreender e manipular números. Crianças que apresentam esse transtorno possuem extrema dificuldade em montar operações, entender princípios de medida, identificar sinais matemáticos, classificar números, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outras limitações. É possível detectar a discalculia em uma idade precoce, e podem ser tomadas medidas para facilitar o enfrentamento dos problemas em Matemática dos estudantes. O objetivo deste trabalho é investigar como professores da Educação Básica compreendem a discalculia e atuam diante de manifestas dificuldades em Matemática e de casos diagnosticados de discalculia. Para realização da pesquisa, foi distribuído um questionário a professores de Matemática e Pedagogia da rede pública de Educação Básica de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul. Fazendo uso da metodologia da análise de conteúdo, a partir dos dados obtidos nas respostas de nove professores, foram elaboradas três categorias: i) O conhecimento dos professores sobre discalculia; ii) O trabalho dos professores com possíveis alunos discalcúlicos; iii) A estrutura de apoio aos docentes no caso de diagnóstico de discalculia. Os resultados indicam que os professores pesquisados desconhecem adequadamente as causas da discalculia e têm dificuldades em perceber indícios desse transtorno nos alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática. As escolas, por sua vez, em sua maioria, não adotam processos padronizados para diagnóstico da discalculia.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

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