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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Etarismo nos cursos de ciências da natureza da Unipampa
metadata.dc.title.alternative: Ageism in the courses of natural sciences at Unipampa
Autor(es): Quintana, Marilene Machado
Primeiro Orientador: Mello, Elena Maria Billig
Coorientador: Gonçalves, Uilson Tuiuti de Vargas
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar sobre o marcador Etarismo junto a acadêmicos/as dos cursos de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa, campi Uruguaiana e Dom Pedrito, a fim de compreender o quanto esse marcador sociocultural está presente e em que medida influencia a vida acadêmica, sendo referencial para a futura profissão docente. E como objetivos específicos: conhecer o quanto os/as acadêmicos/as entendem ou vivenciam sobre Etarismo e se são capazes de combater esses estereótipos; verificar vivências discriminatórias e preconceituosas relacionadas à idade no ambiente acadêmico de cursos de formação docente; compreender o ambiente de formação docente sobre o preconceito relacionado à idade, bem como as alternativas para combater esse tipo de preconceito. Esta pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, e é investigativa ao utilizar o instrumento questionário on-line, elaborado no Google Forms, encaminhado, pelo e-mail institucional, aos/às acadêmicos/as dos dois cursos referidos anteriormente. Constituído por questões abertas e fechadas, relacionadas à temática da pesquisa e organizado em seis eixos de análise: aspectos pessoais; grau de conhecimento sobre Etarismo (pré-questionário), aspectos culturais e acadêmicos, percepções e vivências, alternativas e grau de conhecimento (pós-questionário). Obteve-se respostas de 24 acadêmicos/as, dos dois campi, nas quais se identificou o grau de percepção dos/as alunos/as sobre a presença de idosos/as no ambiente acadêmico, conhecimento sobre o preconceito e alternativas para dialogar sobre o preconceito relacionado à idade no meio acadêmico. Como resultados principais, 37,5% dos/as respondentes desconheciam completamente a temática Etarismo (ou Idadismo) e apenas 16,6% consideravam conhecer o tema. Ninguém disse ter conhecimento total do tema no pós-questionamento; 87,5% dos/as respondentes acreditam que o preconceito existe e 12,6% desconhecem a existência ou acreditam que não exista nenhum preconceito relacionado à idade; 37,5% acreditam ou tendem a acreditar que a idade influencia na capacidade intelectual, porém a maioria dos/as participantes entende que na vida acadêmica não existe uma idade ideal para ingressar; 45,8% desses/as afirmaram que a idade não é um fator importante para frequentar certos ambientes. Os/As acadêmicos/as partem do pressuposto que é comum a pessoa idosa ter problemas cognitivos e que não tem capacidade com tecnologias. Em contraponto, alguns/mas acadêmicos/as ponderam sobre a correta existência de dificuldades, porém excluíram o fator idade. A maioria dos/as participantes não acredita que idosos/as atrapalhem de qualquer forma o desenvolvimento geral da turma. Quanto ao relacionamento interpessoal e capacidade de aprender, as respostas foram positivas, sendo que, de forma geral, os/as estudantes entendem que estes pontos não estão relacionados à idade, e sim à relevância das relações entre gerações e ao valor que uma pessoa mais experiente pode agregar ao ambiente, tornando-o mais plural e rico. Como alternativas que ajudam no combate ao preconceito Etarismo, foram destacadas: palestras, seminários, roda de conversa, grupo de acolhimento e espaço para que a voz da pessoa idosa seja ouvida. Desejamos que possamos discutir mais profundamente e inserir estudos no currículo sobre o marcador Etarismo, a fim de compreendê-lo e identificá-lo nos cursos de formação docente, e, coletivamente, encontrarmos soluções amenizadoras desse preconceito.
Abstract: This research has the general objective of investigating the Ageism marker with academics from the Natural Sciences courses at the UNIPAMPA, Uruguaiana and Dom Pedrito campuses, in order to understand how much this socio-cultural marker is present and how it influences academic life, being a reference for the future teaching profession. As specific objectives: to know how much academics understand or experience Ageism and if they are ready to combat these stereotypes; verify agerelated discriminatory experiences in the academic environment; understand the reality in the teacher training environment about age-related prejudice and solutions to combat this type of prejudice. This research is exploratory, with a qualitative approach, and is investigative by using the online form instrument, prepared in Google Forms, sent by institutional email to all academics of the two courses mentioned above. Consisting of open and closed questions, related to the research theme and organized into six blocks: personal aspects; level of knowledge about ageism (preform), cultural and academic aspects, reality, solutions and level of knowledge (postform). The questions were answered by 24 academics, from the two campuses, in which the students' level of perception about the presence of elderly people in the academic environment, knowledge about the prejudice that the group suffers and suggestions for dialogue about Ageism in the academic environment were identified. As main results, 37.5% of the participants answered that they know nothing about Ageism and only 16.6% considered they knew the subject. Nobody claims to have fully known the topic in the post-questioning; 87.5% of the participants believe that prejudice exists and 12.6% do not know or believe that there is no prejudice related to age; 37.5% believe or may believe that age influences intellectual capacity, but most participants understand that in academic life there is no ideal age to enter; 45.8% of those stated that age is not important for attending certain environments. Academics assume that it is common for elderly people to have cognitive problems and that they are not capable of using technologies. On the other hand, some academics consider the correct existence of difficulties, but exclude the age factor. Most participants do not believe that the elderly interfere in any way with the general progress of the class. As for interpersonal relationships and the ability to learn, the answers were positive. The students understand that these points are not related to age, but to the relevance of relationships between generations and the value that a more experienced person can increase to the environment, making it more diverse and rich. As suggestions that help in the fight against Ageism prejudice: lectures, seminars, conversation wheel, host group and space for the elderly person's voice to be heard. We hope that we can discuss more deeply and insert studies in the curriculum about Ageism, understand and identify it in teacher training courses, and collectively, find solutions that mitigate this prejudice.
metadata.dc.subject: Ageism
Nature Sciences
Teacher training
Etarismo
Idadismo
Ciências da Natureza
Formação de professores
Science teaching
Ensino de ciências
Science education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: QUINTANA, Marilene Machado. Etarismo nos cursos de Ciências da Natureza da Unipampa. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8235
metadata.dc.date.issued: 2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

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MARILENE MACHADO QUINTANA.pdf4.67 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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