???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8073
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bacin, Miro Luiz dos Santos-
dc.creatorSilva, Jhonatan Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:03:05Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T20:03:05Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.citationSILVA, Jhonatan Oliveira. Relato de experiência: a relevância da tecnologia na educação ambiental, na valorização e preservação do semiárido nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 19 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8073-
dc.description.abstractThis article aims to list and share what was done during the school year (2022) in the classroom, report on experiences and discuss, reflecting on the knowledge derived from technology in environmental education, and in valuing and preserving the environment. semiarid region in a 4th grade class in the early years of Elementary School, evaluating student learning. The class was formed with 20 (twenty) students aged between 09 and 11 years. At the Ponto Novo-Bahia Educational Center, located in the city of Ponto Novo-Bahia. Therefore, the article was developed in the formof an experience report that has a descriptive approach on the pedagogical praxis. Thus, the project whose central theme is environmental education with a focus on technological resources, in addition, we discuss issues of the semi-arid region of Bahia. As a theoretical framework we had the contribution of authors: Carvalho (2006), Branco (2007), Colvara (2008), Dias (1991) and others. The article developed is intended to awaken environmental awareness. Education discussed in reality and environmental needs and the contribution of technological resources should be guidelines for reflection in schools located in regions of the semi-arid region of Bahia, considering that the actions developed were successful, as they fostered awareness and learning among students. as, whose perceived result was the change of habits in the school and social context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleRelato de experiência: a relevância da tecnologia na educação ambiental, na valorização e preservação do semiárido nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8523800998059095pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459028709674609pt_BR
dc.contributor.referee1Duval, Adriana Ruschel-
dc.contributor.referee2Martins, Sidney Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7184487226482528pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939657343347881pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo elencar e compartilhar o que foi realizado durante o ano letivo (2022) em sala de aula, relatar as experiências vivenciadas e discutir, fazendo uma reflexão sobre os conhecimentos provenientes da tecnologia na educação ambiental, e na valorização e preservação do semiárido numa turma do 4° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliando o aprendizado dos estudantes. A turma foi formada com 20 (vinte) estudantes com idades entre 09 e 11 anos. Na escola Centro Educacional de Ponto Novo-Bahia, localizado na cidade de Ponto Novo-Bahia. Sendo assim, o artigo foi desenvolvido na forma de relato de experiência que tem uma abordagem descritiva sobre as práxis pedagógicas. Assim, o projeto cuja temática central é a educação ambiental com foco nos recursos tecnológicos além disso, discutimos as questões do semiárido baiano. Como arcabouço teórico tivemos a contribuição dos autores: Carvalho (2006), Branco (2007), Colvara (2008), Dias (1991) e entre outros. O artigo desenvolvido tem o intuito de despertar a consciência ambiental. A educação debatida na realidade e necessidades ambientais e a contribuição dos recursos tecnológicos devem ser pautas de reflexões nas escolas localizadas em regiões do semiárido baiano, tendo em vista que as ações desenvolvidas foram exitosas, pois, propiciaram a sensibilização e aprendizado dos/as alunos/as, cujo resultado percebido foi a mudança de hábitos no contexto escolar e social.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jhonatan Oliveira Silva 2023.pdf898.55 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???