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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Fact-checking como elemento de diferenciação na indústria criativa do jornalismo
Autor(es): Silva, Alexia Saner
Primeiro Orientador: Belochio, Vivian de Carvalho
1° Membro da banca: Carvalho, Luciana Menezes
2° Membro da banca: Zago, Gabriela da Silva
Resumo: A presente pesquisa visa contribuir com as reflexões sobre as transformações que o fenômeno da desinformação pode desencadear em determinados modelos de práticas jornalísticas. Este estudo foca nas práticas do fact-checking enquanto objeto cultural diferenciado da indústria criativa nas produções de franquias jornalísticas de meios impressos e portais nativos digitais. Parte-se do pressuposto de que a técnica de fact-checking mistura elementos da produção jornalística tradicional com elementos de diferenciação na estrutura textual e na construção do conteúdo, contando com características peculiares que podem indicar um formato diferente do clássico. O primeiro capítulo desta dissertação dá conta de discutir sobre o cenário de desinformação intensificado a partir de produções multiplataformas (JENKINS, 2009) que possibilitam a reverberação de um mesmo conteúdo a partir da publicação, circulação e recirculação de mesma informação (ZAGO, 2011), por meio da atuação de profissionais e amadores nas plataformas digitais. Já o segundo capítulo trata sobre o fenômeno da infodemia e discute sobre a velocidade que as informações são disseminadas no ambiente digital. Além disso, a reflexão ainda compreende que a infodemia, a partir da atuação no ecossistema midiático, pode colaborar para a criação de modelos diferenciados de produção jornalística. Por fim, os procedimentos metodológicos apresentam a observação exploratória (GIL, 2008), a análise de conteúdo (BARDIN, 1997) e a entrevista semiestruturada (MANZINI, 1990) que foram realizados no trabalho. Nesta etapa, analisa-se o webjornal Estadão, na seção específica de checagem chamada: Estadão Verifica e o Portal R7, na seção: MonitoR7. Nota-se que a prática de fact-checking, nas redações jornalísticas analisadas, pode configurar um modelo diferente de checagem jornalística e pode ser identificado como novo objeto cultural da indústria criativa, a partir da atuação de franquias jornalísticas e portais nativos digitais.
Abstract: This research aims to contribute to the reflection on the transformations that the phenomenon of disinformation can experience in certain models of journalistic practices. This study focuses on fact-checking practices as a differentiation technique in the production of journalistic franchises in print media and digital native portals. In addition, it understands fact-checking as a differentiating cultural object of the creative industry. It starts from the assumption that the fact-checking technique mixes elements of traditional journalistic production with elements of differentiation in the textual structure and content construction, with peculiar characteristics that may indicate a format different from the classic one. The first chapter discusses the scenario of intensified disinformation from multiplatform productions (JENKINS, 2009) that allow the reverberation of the same content from the publication, circulation, and recirculation of the same information (ZAGO, 2011) through the performances of professionals and amateurs on digital platforms. The second chapter deals with the infodemic phenomenon and discusses the speed at which information is disseminated in the digital environment. Furthermore, the reflection recognises that the infodemic, as a result of media biodiversity action, can collaborate in the development of differentiated models of journalistic production. Finally, the methodological procedures present the exploratory observation (GIL, 2008), the content analysis (BARDIN, 1997) and the semi-structured interview (MANZINI, 1990) that were carried out at work. In this step, the Estadão webjournal is analyzed in the specific checking section called: Estadão Verifies, and the R7 Portal, in the section: MonitoR7. It is noted that the practice of fact-checking, in the underlying journalistic newsrooms, can configure a different model of journalistic checking and can be identified as a model of differentiation of the creative industry, based on the performance of journalistic franchises and digital native portals.
metadata.dc.subject: Desinformação
Jornalismo
Análise de conteúdo (Comunicação)
Comunicação
Veracidade e falsidade
Autenticidade (Filosofia)
Misinformation
Journalism
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Alexia Saner. Fact-checking como elemento de diferenciação na indústria criativa do jornalismo. 2022. 138 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8054
metadata.dc.date.issued: 23-Dec-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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