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dc.contributor.advisor1Budny, Jaelson-
dc.creatorViega, Ricardo Macedo-
dc.date.accessioned2023-03-01T19:32:56Z-
dc.date.available2023-03-01T19:32:56Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationVIEGA, Ricardo Macedo. Uso do simulador de tráfego LWT para análise de solos para vias não pavimentadas. Orientador: Jaelson Budny. 2023. 80p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8016-
dc.description.abstractUnpaved roads represent a large part of the road network in Brazil and are of great importance in the flow of agricultural products and access from rural to urban areas, so it is essential that they are in good safety and traffic conditions. Thus, as the thought of paving is unfeasible due to the extension of existing roads, the alternative is to look for a way to predict how the soil will behave over the useful life of the road. Therefore, this work presents the evaluation of an aspiring methodology for the use of the LWT (Loaded Wheel Tester) equipment in the analysis of the predicted behavior of soils used as coating of unpaved roads. The soils studied, which were properly prepared, come from three regions close to the municipality of Alegrete-RS. The equipment is standardized to be used in the evaluation of the effect of compaction and the characteristics of deformation of layers of asphalt microcoating mixtures. Thus, we sought to evaluate the performance of the LWT simulator, along with the necessary adaptations to test specimens, thus providing a way to comparatively study the performance of soils, simulating a traffic condition in the field. The study concluded that the equipment applies a load above the ideal for the study of soils, but by making adjustments it is possible to use the equipment for the analysis of soil behavior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectSolos - Análisept_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectSolos - Analysispt_BR
dc.subjectRoadspt_BR
dc.titleUso do simulador de tráfego LWT para análise de solos para vias não pavimentadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoAs vias não pavimentadas representam a grande parte da malha rodoviária do Brasil e tem grande importância no escoamento de produtos agrícolas e no acesso da zona rural para urbana, por isso é fundamental que estejam em boas condições de segurança e trafegabilidade. Assim, como o pensamento de pavimentação é inviável pela extensão de vias existentes, a alternativa é buscar uma forma de prever como o solo irá se comportar ao longo da vida útil da via. Portanto, este trabalho apresenta a avaliação de uma metodologia aspirante para utilização do equipamento LWT (Loaded Wheel Tester) na análise da previsão de comportamento de solos usados como revestimento de vias não pavimentadas. Os solos estudados, os quais foram adequadamente preparados, são provenientes de três regiões próximas ao município de Alegrete-RS. O equipamento é normatizado para se utilizar na avaliação do efeito da compactação e as características de deformação de camadas de misturas de microrrevestimento asfálticos. Assim, buscou-se avaliar o desempenho do simulador LWT, juntamente com adaptações necessárias para testar corpos de prova, proporcionando assim um modo de estudar comparativamente o desempenho de solos, simulando uma condição de tráfego em campo. O estudo concluiu que o equipamento aplica uma carga acima do ideal para o estudo de solos, porém realizando adequações é possível utilizar o equipamento para a análise do comportamento de solos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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