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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Carotenuto, Adriano Roberto da Silva-
dc.creatorFagundes, Leonardo Guimaraes-
dc.date.accessioned2023-03-01T18:38:02Z-
dc.date.available2023-03-01-
dc.date.available2023-03-01T18:38:02Z-
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Leonardo Guimaraes; CAROTENUTO, Adriano Roberto da Silva. Avaliação experimental do conforto térmico de uma cabine veicular. Orientador: Adriano Roberto da Silva Carotenuto. 2023. 21p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Mecânica, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8014-
dc.description.abstractWith the increase in climatic temperatures, combined with the physical wear and tear of intense days, the need for vehicle thermal comfort has become essential, taking into account the demand for more efficient air conditioning systems, with less loss of performance. The objective of this work is to experimentally evaluate the thermal comfort of a Renault Duster vehicle cabin by measuring the dry and wet bulb temperatures and solar radiation with the refrigeration system in operation. The feeling of thermal comfort will be evaluated using the Predicted Average Vote (PMV) method. Type “K” extension cables were installed to obtain the air temperatures of the cabin, the external environment and the internal and external surfaces of the vehicle wrap, on 12/09/2022 in the afternoon. The MES 200 Solarimeter was used to measure solar radiation. The tests were carried out with the configuration of the air conditioner in closed and open recirculation at maximum power, using the TAVR-650 Anemometer equipment to measure the air flow from the air diffusers open. The vehicle was parked exposed to the sun, and with an occupant in the front passenger position. The analysis of the results obtained with the use of the PMV method in transient regime, with the open recirculation configuration reached the value of the interval 2.85 - 2.88, and the closed recirculation reached the value of the interval of 3.28 - 3,03, demonstrating that the vehicle is in the “very hot” condition according to the thermal comfort scale provided by ASHRAE. Keywords: Vehicle Thermal Load, Thermal Comfort, PMV.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectThermal comfortpt_BR
dc.subjectVehiclespt_BR
dc.titleAvaliação experimental do conforto térmico de uma cabine veicularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoCom o aumento das temperaturas climáticas, aliada ao desgaste físico de dias intensos a necessidade de conforto térmico veicular tornou-se indispensável, levando em consideração a procura de sistemas de ar condicionado mais eficientes, com menor perda de desempenho. O objetivo desde trabalho é avaliar de forma experimental o conforto térmico de uma cabine veicular, da Renault Duster através da medição das temperaturas de bulbo seco, úmido e radiação solar com o sistema de refrigeração em funcionamento. A sensação de conforto térmico será avaliada pelo método Predicted Mean Vote (PMV). Foram instalados cabos de extensão do tipo “K” para obter as temperaturas do ar da cabine, do ambiente externo e das superfícies interna e externa do envoltório do veículo, no dia 09/12/2022 pelo período da tarde. Para a medição da radiação solar foi utilizado o solarímetro MES 200. Os testes foram feitos com a configuração do condicionador de ar em recirculação fechada e aberta na potência máxima, utilizando o equipamento anemômetro TAVR-650 para medir a vazão de ar dos difusores de ar. O veículo ficou estacionado, exposto ao sol, e com um ocupante na posição do carona na frente. A análise dos resultados obtidos com a utilização do método PMV em regime transiente, com a configuração de recirculação aberta chegou ao valor do intervalo 2,85 - 2,88, e a recirculação fechada chegou ao valor do intervalo de 3,28 - 3,03, demonstrando que o veículo está na condição de “muito quente” pela escala de conforto térmico previsto pela ASHRAE. Palavras-chave: Carga Térmica Veicular, Conforto Térmico, PMV.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica

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