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dc.contributor.advisor1Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.creatorLopes, Anderson Braga-
dc.date.accessioned2022-11-07T17:41:44Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-07T17:41:44Z-
dc.date.issued2022-09-19-
dc.identifier.citationLOPES, Anderson Braga. Uma proposta de ensino fundamentada no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria de Van Hiele. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7756-
dc.description.abstractFlat geometry is a very important subarea of knowledge and with a great deal of employability in the social context, however, it is little worked on in schools and often its development is due to memorization. The flat geometry has fundamental concepts for the other subareas of mathematics and among these, the focus of this work was the concepts of area and perimeter. Our proposal aims to analyze how students enrolled in the Component of Mathematics Teaching Laboratory III perceive the development of teaching sequences based on the development of geometric thinking according to Van Hiele's Theory, when working concepts of area and perimeter with elementary school students. Our target audience was the students of the 5th semester of the Federal University of Pampa, Itaqui campus. The Work was applied during the month of July 2022, where the contents developed were the area and perimeter of flat figures from a teaching sequence, thought from the first three levels of van Hiele's model. The results indicate that students have difficulties in working with activities that run away from traditional teaching, it is also possible to perceive in some students confusion to differentiate area and perimeter during the application of the sequence, but state that although the activity is differentiated, quite complex and make them reflect, it is very interesting because it allows learning outside the traditional context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.subjectVan Hielept_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectPerímetropt_BR
dc.subjectTeaching sequencept_BR
dc.subjectPerimeterpt_BR
dc.titleUma proposta de ensino fundamentada no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria de Van Hielept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3910474839677990pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578163028362070pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA geometria plana é uma subárea do conhecimento muito importante e com bastante empregabilidade no contexto social, no entanto, é pouco trabalhada nas escolas e muitas vezes seu desenvolvimento se dá pela memorização. A geometria plana possui conceitos fundamentais para as demais subáreas da Matemática e entre estes, o foco deste trabalho, foi os conceitos de área e perímetro. Nossa proposta tem o objetivo de analisar como os estudantes matriculados na componente de Laboratório de Ensino de Matemática III percebem o desenvolvimento de sequências de ensino fundamentadas no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a Teoria de Van Hiele, ao trabalhar conceitos de área e perímetro com estudantes do ensino básico. Nosso público-alvo foram os estudantes do 5° semestre da Universidade Federal da Pampa, campus Itaqui. O Trabalho foi aplicado durante o mês de julho de 2022, onde os conteúdos desenvolvidos foram a área e perímetro de figuras planas a partir de uma sequência de ensino, pensada a partir dos três primeiros níveis do modelo de Van Hiele. Os resultados apontam que os alunos têm dificuldades em trabalhar com atividades que fujam do ensino tradicional, também é possível perceber em alguns estudantes confusão para diferenciar área e perímetro durante a aplicação da sequência, porém afirmam que embora a atividade seja diferenciada, bastante complexa e os façam refletir, é muito interessante pois, possibilita uma aprendizagem fora do contexto tradicional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
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