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dc.contributor.advisor1Souza, Luis Eduardo de-
dc.creatorGomes, Rebeca Araujo-
dc.date.accessioned2022-08-18T16:28:42Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-08-18T16:28:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGOMES, Rebeca Araujo. Análise das diretrizes e legislação para avaliação de impacto ambiental de postos de combustível em ambiente urbano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7472-
dc.description.abstractThe Environmental Impact Assessment (EIA) procedure is the first step of the environmental licensing process, this methodology precedes other procedures such as the Environmental Impact Study (EIA) and the Environmental Impact Report (RIMA), allowing the identification of several environmental issues that factors arise during the implementation of projects, such as gas stations. Therefore, the objective of this study is to analyze the current environmental legislation, using it as a basis for the assessment of the environmental impact of gas stations in an urban environment. For the choice of these fuel stations and the study area, the technical reports available in the Online Environmental Licensing System (SOL) and the National Environmental Licensing Portal were taken into account. After choosing the fuel stations, three different EIA methods were applied, being, the Interaction Matrices method, the Interaction Networks method, and the Map Overlay method. Thus, according to the analysis of the data generated, it was possible to identify different misdemeanors associated with gas stations, noting that most of the environmental impacts caused are associated with the underground fuel storage area, due to poor management and problems related to incompatible structures with the appropriate standards, thus facilitating the risk of contamination and a high environmental impact to the surrounding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeologia ambientalpt_BR
dc.subjectLegislação ambiental brasileirapt_BR
dc.subjectAvaliação de impacto ambientalpt_BR
dc.subjectPoluição em centros urbanospt_BR
dc.subjectPostos de combustíveispt_BR
dc.subjectFontes potenciais de contaminaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental geologypt_BR
dc.subjectBrazilian environmental legislationpt_BR
dc.subjectEnvironmental impact assessmentpt_BR
dc.subjectPollution in urban centerspt_BR
dc.subjectFuel stationspt_BR
dc.subjectPotential sources of contaminationpt_BR
dc.titleAnálise das diretrizes e legislação para avaliação de impacto ambiental de postos de combustível em ambiente urbano.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882624493558550pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7470620934641526pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO procedimento de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é a primeira etapa do processo de licenciamento ambiental, esta metodologia antecede outros procedimentos como o Estudo de Impacto Ambientais (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), possibilitando a identificação de diversos fatores ambientais que surgem durante a implantação de empreendimentos, tais como os postos de revendedores de combustíveis. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a legislação ambiental vigente, utilizando-a como base para a avaliação de impacto ambiental em postos de combustíveis em ambiente urbano. Para a escolha dos referidos postos e da área de estudo, foi levado em consideração os relatórios técnicos disponíveis nos Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL) e do Portal Nacional de Licenciamento Ambiental. Posterior à escolha dos postos, foram aplicados três métodos diferentes de AIA, sendo estes, o método de Matrizes de Interação, método de Redes de Interação e método de Sobreposição de Mapas. Assim, de acordo a análise dos dados gerados, foi possível identificar diferentes contravenções associadas aos postos de gasolina, constatando que a maioria dos impactos ambientais causados estão associados à área de armazenamento subterrâneo de combustível, devido à má gestão e problemas relacionados a estruturas incompatíveis com as normas adequadas, facilitando assim, risco de contaminação e um alto impacto ambiental ao meio circundante.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
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