???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7373
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A educação ambiental sob a percepção da comunidade escolar da Escola Estadual Dr. Dionísio de Magalhães/Arroio Grande – RS
Autor(es): Camisa, Raquel Gioza
Primeiro Orientador: Rocha, Jefferson Marçal da
1° Membro da banca: Rocha, Jefferson Marçal da
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
3° Membro da banca: Pereira, Vilmar Alves
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta uma pesquisa-ação intervencionista. O estudo versa sobre a percepção de Educação Ambiental pelos professores e equipe diretiva da E.E. E. F. Dr. Dionísio de Magalhães, Arroio Grande – RS. A proposta desta intervenção parte do princípio de que ao discutir-se a problemática ambiental não podemos deixar de refletir sobre as questões sociais, culturais, econômicas, geográficas e políticas, não se pode fugir das questões sociais ao se tratar da educação ambiental. Buscou-se na leitura de mundo a descrição e a compreensão da problemática a partir da análise documental, do Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico (PPP) e de questionários com meus colegas professores, gestores e funcionários da escola, na perspectiva de uma abordagem qualitativa. O trabalho possibilitou o desenvolvimento de encontros reflexivos para analisar como é o entendimento da equipe docente e gestores sobre Educação Ambiental e auxiliar para que esta temática tenha outra significação na escola. Na proposta de intervenção se aplica o estudo das relações, das opiniões, produtos das interpretações que nós humanos fazemos a respeito da inter-relação homem natureza. Tanto na leitura de mundo como na intervenção verificou-se que os professores conheciam a importância de trabalharem a educação ambiental, mas sem uma formação continuada sobre o assunto, não faziam a relação entre suas disciplinas e a interdisciplinaridade e transversalidade dos temas correlatos. Para a avaliação de intervenção foram utilizados vídeo gravações e observações de respostas via WhatsApp. Os referidos dados foram submetidos ao procedimento de análise textual discursiva. Assim, acredita-se que a partir da intervenção se tenha contribuído para ampliar o modo de pensar e transformar as posturas individuais e coletivas dos professores e gestores para que tenhamos cada vez mais agentes multiplicadores de ações em prol da busca por um ambiente presente e futuro mais sustentável.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo presenta una investigación-acción intervencionista. El estudio trata sobre la percepción de la Educación Ambiental por parte de los docentes y equipo directivo de la E.E. E. F. Dr. Dionísio de Magalhães, Arroio Grande – RS. La propuesta de esta intervención se basa en el principio de que cuando se habla del tema ambiental no se puede dejar de reflexionar sobre temas sociales, culturales, económicos, geográficos y políticos, no se puede escapar de los temas sociales cuando se trata de educación ambiental. En el diagnóstico se buscó en la lectura de mundo la descripción y la comprensión del problema a partir del análisis documental, de Reglamento Escolar y Proyecto Político Pedagógico (PPP) y de entrevistas con mis compañeros docentes, gestores y funcionarios de la escuela, en la perspectiva de un abordaje cualitativo. El trabajo permitió desarrollar encuentros reflexivos para analizar cómo el equipo docente y los gestores entienden la Educación Ambiental y ayudar para que este tema tenga otro significado en la escuela. En la propuesta de intervención se aplica el estudio de las relaciones, opiniones, productos de las interpretaciones que nosotros, los humanos, hacemos a respecto de la interrelación hombre naturaleza. Tanto en la lectura de mundo como en la intervención se constató que los docentes conocían la importancia de trabajar la educación ambiental, pero sin una formación continuada sobre el tema, no hacían la relación entre sus disciplinas y la interdisciplinariedad y transversalidad de las temáticas afines. Para la evaluación de la intervención fueron utilizados video grabaciones y observaciones de respuestas vía WhatsApp. Estos datos fueron sometidos al procedimiento de análisis textual discursivo. Así, se cree que la intervención ha contribuido para ampliar la forma de pensar y transformar las actitudes individuales y colectivas de docentes y gestores para que tengamos cada vez más agentes multiplicadores de acciones a favor de la búsqueda de un ambiente presente y futuro más sostenible.
metadata.dc.subject: Educação
Sustentabilidade
Escola
Ambiente
Educación
Sustentabilidad
Escuela
Ambiente
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: CAMISA, Raquel Gioza. A educação ambiental sob a percepção da comunidade escolar da Escola Estadual Dr. Dionísio de Magalhães/Arroio Grande – RS. 89p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7373
metadata.dc.date.issued: 10-Mar-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RAQUEL GIOZA CAMISA2022.pdfRaquel Gioza Camisa 20222.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???