???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7278
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ferreira, Evelise Pereira-
dc.creatorNoguês, Bruna Madeira-
dc.date.accessioned2022-05-26T16:48:57Z-
dc.date.available2022-05-26-
dc.date.available2022-05-26T16:48:57Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationNOGUÊZ, Bruna Madeira. Os desafios e aprendizados do Ensino Remoto: o caso da Engenharia de Produção da UNIPAMPA. 73 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7278-
dc.description.abstractThe year 2020 was an atypical year, the outbreak of the Covid-19 pandemic led all schools in Brazil to interrupt their face-to-face activities, turning to work mediated by technology, which could put into practice what the Ministry of Education called Remote Teaching. This new reality led to a race for remote work technologies and strategies to meet the demand to promote learning in the most diverse areas of knowledge. In this context, the aim of this study was to assess the perception of students from the Production Engineering course about the teaching model used during the teaching period offered remotely. For that, as methodological procedures, four steps were carried out, namely: (i) based on the scientific literature, it was identified which were the teaching tools and resources adopted by the Teaching Institutions (IEs) to attend the Remote Teaching; (ii) it was analyzed, with professors and students of the studied course, the positive and negative impacts of the adoption of Remote Teaching; (iii) it was discussed and evaluated whether the adopted initiatives were successful, that is, whether there was an understanding and understanding of teachers and students about the new way of learning and teaching, studying and planning the curricular components ; and, (iv) finally, there was the analysis and presentation of the results. The theoretical study carried out on the subject made it possible to recognize and identify the perceptions of students and teachers regarding the new teaching model experienced at the Federal University of Pampa, in the Production Engineering course. The application of questionnaires showed that there is still room for improvement in the field of remote education, but it shows the ability of human beings to adapt to adverse situations, which, according to the reports of students and teachers, has shown to meet expectations and meet teaching needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectRevisão Integrativa da Literaturapt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectIntegrative Literature Reviewpt_BR
dc.titleOs desafios e aprendizados do Ensino Remoto: o caso da Engenharia de Produção da UNIPAMPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Evelise Pereira-
dc.contributor.referee2Silveira, Caio Marcello Recart da-
dc.contributor.referee3Garbin, Fernanda Gobbi de Boer-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO ano de 2020 foi um ano atípico, o surto da pandemia da Covid-19 levou todas as escolas do Brasil a interromperem suas atividades presenciais, voltando-se para o trabalho mediado pela tecnologia, que pudesse colocar em prática o que o Ministério da Educação denominou de Ensino Remoto. Essa nova realidade levou à uma corrida por tecnologias e estratégias de trabalho remoto para atender à demanda de promover a aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção dos discentes do curso de Engenharia de Produção, acerca do modelo de ensino utilizado durante o período do ensino ofertado de forma remota. Para tanto, como procedimentos metodológicos, foram realizadas quatro etapas, a saber: (i) identificou-se com base na literatura científica quais foram as ferramentas e recursos de ensino adotados pelas Instituições de Ensino (IEs) para atender ao Ensino Remoto; (ii) analisou-se, com docentes e discentes do curso estudado, os impactos positivos e negativos da adoção do Ensino Remoto; (iii) discutiu-se e avaliou-se se as iniciativas adotadas foram bem-sucedidas, ou seja, se houve uma compreensão e entendimento dos docentes e dos discentes sobre a nova forma de aprender e ensinar, de estudar e de planejar os componentes curriculares; e, (iv) por fim houve a análise e apresentação dos resultados. O estudo teórico realizado sobre o tema possibilitou reconhecer e identificar as percepções dos discentes e docentes no que se refere ao novo modelo de ensino experenciado na Universidade Federal do Pampa, no curso de Engenharia de Produção. A aplicação de questionários mostrou que há ainda o que melhorar no âmbito do ensino remoto, porém, mostra a capacidade de adaptação do ser humano em situações adversas, o que pelo relato dos discentes e docentes demonstrou atender as expectativas e suprir as necessidades de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC___Bruna_Madeira_Noguez___ultima_versao (1).pdf1.65 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???