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dc.contributor.advisor1Fraga, Bruno Neutzling-
dc.creatorRodrigues, Daniele Felicio-
dc.date.accessioned2022-05-23T20:23:52Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-05-23T20:23:52Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Daniele Felicio. Avaliação de comportamentos de suínos em fase de crescimento e terminação: revisão. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7254-
dc.description.abstractEnvironmental and genetic differences between experiments and even evaluative methodologies can influence the study of behavior. Conducting a study on the behavioral assessments of pigs can assist in data collection and assessment in order to produce greater understanding and refinement for the collection and analysis of information. Thus, the objective of this work is to study, through a review, the evaluative methodologies of the behavior of growing and finishing pigs. The study was developed from data taken from articles on behavioral assessment of growing and finishing pigs. The information was individually evaluated and tabulated in an electronic spreadsheet in order to enable a review. The behaviors evaluated by the authors did not follow standards regarding the terms used. Eating and lying down behaviors were evaluated by most authors and vocalization was evaluated by only two authors. This demonstrates the need for standardization regarding the most relevant behaviors for behavioral studies. Agonistic behaviors were also evaluated and most authors did not specify the reasons why they were evaluated, as well as their relevance to the study. Furthermore, not even the evaluative methodologies and the ways in which data were expressed followed a pattern among the authors. The review made it possible to observe the differences regarding the evaluation methodologies of the behavior of pigs in the growing and finishing phases. There are divergences regarding the duration, frequency, period, ways of observing the experiments and expressing the data, and regarding the terms used to define the behaviors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamentos inatospt_BR
dc.subjectComportamentos incomunspt_BR
dc.subjectConvergências e divergênciaspt_BR
dc.subjectInnate behaviorspt_BR
dc.subjectUnusual behaviorspt_BR
dc.subjectConvergences and divergencespt_BR
dc.titleAvaliação de comportamentos de suínos em fase de crescimento e terminação: revisãopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of pig behaviors in the growth and finishing phase: reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331540248075932pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240708371271091pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoAs diferenças ambientais e genéticas entre os experimentos e até mesmo as metodologias avaliativas podem influenciar o estudo do comportamento. A realização de um estudo sobre as avaliações comportamentais dos suínos pode auxiliar na coleta e avaliação de dados a fim de produzir maior compreensão e refinamento para a coleta e análise das informações. Com isso, o objetivo deste trabalho é estudar, através de uma revisão, as metodologias avaliativas do comportamento de suínos em fase de crescimento e terminação. O estudo foi desenvolvido a partir de dados retirados de artigos sobre avaliação comportamental de suínos em fase de crescimento e terminação. As informações foram avaliadas e tabuladas de forma individual em planilha eletrônica a fim de possibilitar uma revisão. Os comportamentos avaliados pelos autores não seguiram padrões quanto aos termos utilizados. Os comportamentos comer e deitar foram avaliados por grande parte dos autores e a vocalização foi avaliada por apenas dois autores. Isso demonstra a necessidade de uma padronização referente aos comportamentos de maior relevância para os estudos comportamentais. Comportamentos agonísticos também foram avaliados e grande parte dos autores não especificaram os motivos pelos quais estes foram avaliados, bem como sua relevância para o estudo. Além disso, nem mesmo as metodologias avaliativas e as formas como os dados foram expressos seguiram um padrão entre os autores. A revisão possibilitou observar as diferenças quanto às metodologias avaliativas do comportamento de suínos em fase de crescimento e terminação. Existem divergências quanto à duração, frequência, período, formas de observação dos experimentos e de expressar os dados e em relação aos termos utilizados para definir os comportamentos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
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