???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7053
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Aplicação da ferramenta modelo C : estudo da modelagem em uma empresa do setor de serviços musicais
Autor(es): Oliveira, Lauren Marins Garcia
Primeiro Orientador: Carvalho, Maurício Nunes Macedo de
1° Membro da banca: Carvalho, Maurício Nunes Macedo de
2° Membro da banca: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
3° Membro da banca: Melo, Aurélia Adriana de
Resumo: Diante do contexto histórico de desigualdades advindos de uma série de fenômenos ocorridos ao longo do tempo, surgem Empresas de Impacto Socioambiental com o objetivo de mudar a realidade de contextos socioeconômicos e ambientais. O presente estudo tem como objetivo apresentar a contribuição do Modelo C para o planejamento de negócio de empresas de impacto social e/ou ambiental, também tem como objetivo verificar se a partir de critérios a determinada empresa em estudo pode ser caracterizada como um negócio de impacto, além de mapear seus processos e sugerir oportunidades de melhorias para a mesma. A elaboração do Modelo C foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas pré-selecionadas para uma análise qualitativa do tema em questão. Para elaboração do referencial teórico foram abordados alguns temas necessários para o desenvolvimento do Estudo de Caso, como a conceituação de Negócios de Impacto e o contexto que os mesmos estão inseridos no Brasil, quais são seus objetivos e como se apresentam diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 elaborado pela Organização das Nações Unidas, e também, apresentar a metodologia Modelo C e de que forma pode ser utilizada no desenvolvimento de Modelo de Negócios em Negócios de Impacto. Como conclusões, verificou-se que o modelo C é de grande valia para observar informações principais de uma empresa e também visualizar o seu fluxo através de questões pertinentes a construção do mesmo. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam desenvolvidas periodicamente na Piano Studio Cheisa Goulart e também, sejam realizadas novas aplicações da metodologia em empresas que tenham como propósito promover mudanças socioeconômicas e/ou ambientais na região.
Abstract: Given the historical context of inequalities arising from a series of phenomena that have occurred over time, Socio-Environmental Impact Companies have emerged with the aim of changing the reality of socioeconomic and environmental contexts. The present study aims to present the contribution of Model C to the business planning of companies with social and/or environmental impact, it also aims to verify if, based on criteria, the particular company under study can be characterized as a business with impact. in addition to mapping its processes and suggesting opportunities for improvement. The elaboration of Model C was carried out through semi-structured interviews with pre-selected questions for a qualitative analysis of the topic in question. In order to prepare the theoretical framework, some topics necessary for the development of the Case Study were addressed, such as the conceptualization of Impact Businesses and the context in which they are inserted in Brazil, what are their objectives and how they present themselves in the face of the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda prepared by the United Nations, and also to present the Model C methodology and how it can be used in the development of a Business Plan for Impact Businesses. As conclusions, it was found that the C model is of great value to observe the main information of a company and also to visualize its flow through pertinent questions to the construction of the same. Finally, it is suggested that future research be carried out periodically at Piano Studio Cheisa Goulart and also that new applications of the methodology be carried out in companies that aim to promote socioeconomic and/or environmental changes in the region.
metadata.dc.subject: Negócios de Impacto
Teoria da Mudança
Modelo C
Empresas Sociais
Impact Business
Theory of Change
Model C
Social Enterprises
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Lauren Marins Garcia. Aplicação da ferramenta modelo C : estudo da modelagem em uma empresa do setor de serviços musicais. 72 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7053
metadata.dc.date.issued: 17-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC___LAUREN_MARINS_GARCIA_OLIVEIRA.pdf1.8 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???