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dc.contributor.advisor1Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.creatorMaciel Júnior, Carlos Roberto Machado-
dc.date.accessioned2022-04-05T21:15:10Z-
dc.date.available2022-04-05-
dc.date.available2022-04-05T21:15:10Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationMACIEL JÚNIOR, Carlos Roberto Machado. O dialogismo no discurso da mídia: analisando artigos de opinião. 48 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6983-
dc.description.abstractA partir de dos artículos de opinión de 2021, Defender el STF es imperativo democrático, de M. V. F. Coêlho, vehiculado por la Folha de São Paulo e O STF no tiene contribuido para reforzar su credibilidad: grave riesgo para la democracia, de C. A. Di Franco, comunicado por el periódico Metrópoles, analizamos el discurso mediático, sobre la base de conceptos bakhtinianos, como los de dialogismo y géneros del discurso. Aclamo-nos en una concepción de lenguaje esencialmente dialógica y, como metodología, la investigación cualitativa, de naturaleza aplicada y el procedimiento bibliográfico, examinamos la construcción composicional, el estilo y el contenido temático de los artículos, destacando en el primero la defensa de las acciones del Supremo Tribunal Federal, basada en la impersonalidad y en la objetividad; en el segundo, la crítica a las acciones del STF, amparada en la personalización y en la subjetividad. El estudio permite observar el modo como las tecnologías digitales mueven la esfera mediática, puesto que no solo moviliza la comprensión del lector/interlocutor, como también ofrece una variedad de posibilidades de interacción, corroborando el carácter dinámico de la lengua en virtud de sus usos en distintas enunciaciones. Este estudio permite también un mayor entendimiento de la escritura al establecer relaciones entre teoría y práctica y al profundizar los conocimientos sobre la prensa y el género abordado, colaborando así, para la formación de un profesor reflexivo que debe observar el lenguaje en distintas enunciaciones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectMedios de comunicaciónpt_BR
dc.subjectArtículo de opiniónpt_BR
dc.titleO dialogismo no discurso da mídia: analisando artigos de opiniãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee2Simioni, Taíse-
dc.contributor.referee3Souza, Nathan Bastos de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA partir de dois artigos de opinião de 2021, Defender o STF é imperativo democrático, de M. V. F. Coêlho, veiculado pela Folha de São Paulo e O STF não tem contribuído para fortalecer sua credibilidade: grave risco para a democracia, de C. A. Di Franco, veiculado pelo jornal Metrópoles, analisamos o discurso midiático, tendo por base conceitos bakhtinianos, como os de dialogismo e gêneros do discurso. Ancorando-nos em uma concepção de linguagem essencialmente dialógica e, como metodologia, na pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e no procedimento bibliográfico, examinamos a construção composicional, o estilo e o conteúdo temático dos artigos, destacando no primeiro a defesa das ações do Supremo Tribunal Federal, baseada na impessoalidade e na objetividade; no segundo, a crítica às ações do STF, baseada na pessoalização e na subjetividade. O estudo permite observar o modo como as tecnologias digitais movimentam a esfera midiática, visto que não apenas mobilizam a compreensão do leitor/interlocutor, como também oferecem uma gama de possibilidades de interação, corroborando o caráter dinâmico da língua em virtude de seus usos em diferentes enunciações. Este estudo permite também um maior entendimento da escrita ao estabelecer relações entre teoria e prática e aprofundar os conhecimentos sobre a mídia e o gênero em estudo, colaborando assim para a formação de um professor reflexivo que deve observar a linguagem em diferentes enunciações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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