???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6913
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pérez, Cláudia Camerini Corrêa-
dc.creatorMigotto, Rosana Maria-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:12:33Z-
dc.date.available2022-03-25-
dc.date.available2022-03-28T15:12:33Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationMIGOTTO, Rosana Maria. Comunicação alternativa no ensino da língua portuguesa: uma intervenção com estudante surdo. Orientadora: Cláudia Camerini Corrêa Pérez. 2022. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6913-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Means of communicationpt_BR
dc.titleComunicação alternativa no ensino da língua portuguesa: uma intervenção com estudante surdopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEm atendimento à proposta da educação inclusiva, a escola precisa estar constantemente em transformação de modo a acolher e atender a todos os estudantes, com ou sem deficiência. Diante da demanda da educação inclusiva, considerando em específico o estudante surdo, o presente trabalho se ocupa em como ensinar a Língua Portuguesa Brasileira, na modalidade escrita ao estudante surdo, utilizando a Comunicação Alternativa, de modo a tornar acessível os processos de ensino e aprendizagem, a fim de que se construa um aprendizado significativo e de fato inclusivo. O objetivo geral é explorar o uso da Comunicação Alternativa como recurso pedagógico para os processos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, como segunda língua, na modalidade escrita em intervenção com estudante surdo, em que empregou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi realizada um estudo bibliográfico das leituras pertinentes, seguido de uma pesquisa-ação e análise dos resultados obtidos, em que foi possível verificar que o uso da Comunicação Alternativa vem ao encontro de um ensino e aprendizado significativo e inclusivo da Língua Portuguesa escrita ao estudante surdo, pois atende à especificidade visual do surdo de significar as coisas do mundo, bem como favorece o reconhecimento da cultura surda ao propiciar o uso da sua língua materna para o aprendizado da segunda, oportunizando assim uma prática pedagógica interativa e colaborativa entre os envolvidos. Palavras-chave: Educação inclusiva. Estudante surdo. Língua Portuguesa. Comunicação Alternativa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
dc.description.ResumenEn cumplimiento de la propuesta de educación inclusiva, la escuela necesita estar en constante transformación para acoger y atender a todos los alumnos, con o sin discapacidad. Frente a la demanda de educación inclusiva, considerando específicamente al alumno sordo, el presente trabajo trata de cómo enseñar la Lengua Portuguesa Brasileña, en la modalidad escrita al alumno sordo, utilizando la Comunicación Alternativa, con el fin de hacer accesibles los procesos de enseñanza y aprendizaje , con el fin de construir aprendizajes significativos e inclusivos. El objetivo general es explorar el uso de la Comunicación Alternativa como recurso pedagógico para los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Lengua Portuguesa, como segunda lengua, en la modalidad escrita en intervención con alumnos sordos, en la que se utilizó una investigación de enfoque cualitativo, en el cual se realizó un estudio bibliográfico de las lecturas pertinentes, seguido de una investigación acción y análisis de los resultados obtenidos, en el cual se pudo constatar que el uso de la Comunicación Alternativa cumple con una enseñanza y aprendizaje significativo e inclusivo de la escritura. lengua portuguesa al mismo tiempo estudiante sordo, ya que responde a la especificidad visual de los sordos para significar cosas en el mundo, así como favorece el reconocimiento de la cultura sorda al proporcionar el uso de su lengua materna para aprender la segunda, así proporcionando una práctica pedagógica interactiva y colaborativa entre los implicados. Palabras clave: Educación inclusiva. Estudiante sordo. Lengua Portuguesa. Comunicación Alternativa.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rosana Migotto - 2022.pdf1.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???