???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6847
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Parolin, Radael de Souza-
dc.creatorMonteiro, Leandro Cardoso-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:37:44Z-
dc.date.available2022-01-01-
dc.date.available2022-03-04T18:37:44Z-
dc.date.issued2021-10-09-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Leandro Cardoso. Uma proposta de ensino com modelagem matemática: o estudo de movimentos através da analise de vídeos com o programa tracker . 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6847-
dc.description.abstractWhen preparing a class, many teachers face difficulties related to how to make it attractive and provoking for their students, but the use of technological resources can facilitate this process. The present study discusses the need to improve the dynamics of teaching and learning functions in the classroom through mathematical modeling and the help of technology in video analysis of moving objects with the Tracker software. In this context, the general objective of this research is to build a didactic proposal with a view to understanding the concept of functions for the study of physical movements using the methodology of mathematical modeling with the help of the Tracker software. It is a qualitative research of exploratory character. For this, an analysis of a video with the oblique launch of a table tennis ball was initially performed, where it was possible to verify the use of the program can satisfactorily contribute to the development of the mathematical modeling proposal. Afterwards, a didactic sequence was elaborated that can be applied to high school students, considering the steps of mathematical modeling by Bassanezi (2014). The final considerations of this research indicate the study carried out proposes an active methodology in order to encourage students to solve mathematical problems and everyday problem situations through the construction of mathematical models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunções.pt_BR
dc.subjectModelagem Matemática.pt_BR
dc.subjectMovimentos Físicos.pt_BR
dc.subjectPrograma Tracker.pt_BR
dc.subjectMathematical Modeling.pt_BR
dc.subjectPhysical Movements.pt_BR
dc.subjectTracker Software.pt_BR
dc.titleUma proposta de ensino com modelagem matemática: o estudo de movimentos através da analise de vídeos com o programa trackerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115197016517490pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321947327740091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578163028362070pt_BR
dc.contributor.referee1Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.contributor.referee2Bragança, Gleidson Machado-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAo preparar uma aula, muitos professores deparam-se com dificuldades relacionadas à forma de torná-la atrativa e instigante para seus alunos, mas o uso de recursos tecnológicos pode facilitar este processo. O presente estudo traz como problematização a necessidade de melhorar a dinâmica de ensino e aprendizagem de funções em sala de aula, através da modelagem matemática e o auxílio da tecnologia em análise de vídeos de objetos em movimento com o programa Tracker. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é construir uma proposta didática com vistas à compreensão do conceito de funções para o estudo de movimentos físicos tendo como metodologia a modelagem matemática com auxílio do programa Tracker. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Para isso, foi realizada inicialmente a análise de um vídeo com o lançamento oblíquo de uma bola de tênis de mesa, onde foi possível verificar que a utilização do programa pode contribuir de maneira satisfatória para o desenvolvimento da proposta de modelagem matemática. Após, foi elaborada uma sequência didática que pode ser aplicada em estudantes do ensino médio, considerando as etapas de modelagem matemática de Bassanezi (2014). As considerações finais desta pesquisa indicam que o estudo realizado propõe uma metodologia ativa, com intuito de estimular os estudantes a resolver problemas matemáticos e situações problemas cotidianas a partir da construção de modelos matemáticos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mat 2020 Leandro C Monteiro.pdf2.38 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???