???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6822
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorSilva, Alessandra Lucero-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:27:37Z-
dc.date.available2018-03-01-
dc.date.available2022-03-04T18:27:37Z-
dc.date.issued2017-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra Lucero. Estudo das equações diferenciais ordinárias propostas por livros-texto: uma análise sob a ótica da abordagem qualitativa. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6822-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze how the proposals for the study of Ordinary Differential Equations (ODE) presented in textbooks can contribute to the work of mathematics teachers by selecting problem situations involving the concept of function. The theoretical assumptions for the construction of this research refer to the perspectives of the researcher Javaroni (2007) on the study of EDO under the perspective of the Qualitative Approach and through the Analysis of Models, and also the researcher Duval (2003), regarding the Theory of Semiotic Representation Records. To carry out this research were adopted the perspectives of the qualitative research and regarding the procedures, these refer to the assumptions of Content Analysis, according to Bardin (1977). The source of data production was the analysis of 2 textbooks of Differential Equations most cited by the Brazilian courses of Degree in Mathematics. This research allowed us to conclude that Textbook A and Textbook B explore mathematical models to study EDO. The most explored functions are the exponential, quadratic and trigonometric functions, to the detriment of logarithmic function, not addressed in the chapters analyzed. As for the qualitative approach, it has been found that it is used in Textbook A, because the behavior of the solutions is interpreted, but in Book Text B the qualitative approach is limited. As for the registers of representation, the authors of Textbook A approach the ODE by means of different registers like the geometric and the graph. However, this was not verified in Textbook B because some representation records, such as geometric and graphic, are not mobilized in the proposed activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de Modelos.pt_BR
dc.subjectRegistros de Representação.pt_BR
dc.subjectTransformações Cognitivas.pt_BR
dc.subjectAspectos do Cálculo.pt_BR
dc.subjectCampo de Direções.pt_BR
dc.subjectModel Analysis.pt_BR
dc.subjectRepresentation Records.pt_BR
dc.subjectCognitive Transformations.pt_BR
dc.subjectAspects of Calculation.pt_BR
dc.subjectDirection Field.pt_BR
dc.titleEstudo das Equações Diferenciais Ordinárias Propostas por Livros-Texto: uma Análise sob a Ótica da Abordagem Qualitativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9658140932741412pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.referee1Nehring, Cátia Maria-
dc.contributor.referee2Mariani, Rita de Cássia Pistóia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar de que modo as propostas para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO), apresentadas em livros textos, podem contribuir no trabalho de professores de Matemática ao selecionarem situações-problema envolvendo o conceito de função. Os pressupostos teóricos para construção desta pesquisa referem-se às perspectivas da pesquisadora Javaroni (2007) sobre o estudo de EDO sob a ótica da Abordagem Qualitativa e por meio da Análise de Modelos, e também o pesquisador Duval (2003), no que tange a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Para realizar esta pesquisa foram adotadas as perspectivas da pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos, estes referem-se aos pressupostos da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1977). A fonte de produção de dados foi a análise de 2 livros-texto de Equações Diferenciais mais citados pelos cursos brasileiros de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa permitiu concluir que o livro-texto A e o livro-texto B exploram modelos matemáticos para estudar EDO, sendo as funções mais exploradas as exponenciais, quadráticas e trigonométricas, em detrimento da função logarítmica, não abordada nos capítulos analisados. Quanto a abordagem qualitativa, verificou-se que é utilizada no livro-texto A, pois o comportamento das soluções é interpretado, entretanto no livro-texto B a abordagem qualitativa é limitada. Quanto aos registros de representação, os autores do livro-texto A abordam as EDO por meio de diferentes registros como o geométrico e o gráfico. Contudo, o mesmo não foi verificado no livro-texto B, porque alguns registros de representação, como o geométrico e o gráfico, não são mobilizados nas atividades propostas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mat 2017 Alessandra L Silva.pdf1.26 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???