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dc.contributor.advisor1Teixeira, Marcilio Baltazar-
dc.creatorNedel, Éverton Colling-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:25:17Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-04T18:25:17Z-
dc.date.issued2017-11-25-
dc.identifier.citationNEDEL, Éverton Colling. Determinação do volume de aterro para revestimento em estrada vicinal: uma aplicação do método da SD-LTAP. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6817-
dc.description.abstractAccording to the National Transportation Confederation (CNT), 87.8% of the Brazilian road network consists of unpaved roads, so-called dirt roads or roads. The constitution of these roads is due to the Brazilian economy being supported in the production and commercialization of primary products. And these roads serve as support and immediate infrastructure for the outflow of production. A large percentage of the secondary roads can be found in the rural environment, enabling socioeconomic development to be provided by providing accessibility to certain communities, allowing rural inhabitants access to basic services such as health, education, supplies and leisure. Considering the importance of these structures as well as the deficiency of the methodological and technological aspects for the development of more efficient suburban highways, the present work presents the application of a methodology of sizing the primary road surface, this methodology considers the climatic conditions, the mechanical characteristics of the soil as well as the traffic conditions of the region, making it possible to determine the volume of material needed to implement the landfill of the highway, together with the costs involved in this project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectVolume de terrapt_BR
dc.subjectSizingpt_BR
dc.subjectTopographypt_BR
dc.subjectSoil volumept_BR
dc.titleDeterminação do volume de aterro para revestimento em estrada vicinal: uma aplicação do método da SD-LTAPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5288749573354981pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041228990178746pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoDe acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 87,8 % da malha viária brasileira é compostas por rodovias sem pavimentos, assim denominadas estradas de terra ou vicinais. A constituição destas estradas deve-se ao fato da economia do Brasil estar apoiada na produção e comercialização de produtos primários. E essas estradas servem de suporte e infraestruturas imediata para o escoamento da produção. Uma grande porcentagem das estradas vicinais pode ser encontrada no ambiente rural, possibilitando subsidiar o desenvolvimento socioeconômico por fornecer acessibilidade a determinadas comunidades, permitindo aos habitantes das zonas rurais, acesso aos serviços básicos tais como saúde, educação, abastecimento e lazer. Tendo em vista a importância destas estruturas bem como a deficiência dos aspectos metodológicos e tecnológico para desenvolvimento de rodovias vicinais mais eficientes, o presente trabalho apresenta a aplicação de uma metodologia de dimensionamento do revestimento primário de estradas de terra, esta metodologia considera as condições climáticas, as características mecânicas do solo bem como as condições de trafego da região, possibilitando a determinação do volume de material necessário para implantação do aterro de revestimento da rodovia, juntamente com os custos envolvidos neste projeto.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Agrimensura

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