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dc.contributor.advisor1Marzari, Mara Regina Bonini-
dc.creatorSotelo, Rita de Cascia de Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-02-03T22:37:43Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-02-03T22:37:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOTELO, Rita de Cascia de Ribeiro. A inclusão escolar de pessoas com deficiência visual no ensino de química: uma análise pedagógica, política e normativa. 144 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6564-
dc.description.abstractThis study investigates the school inclusion of students with visual impairments in chemistry teaching. We have as a guideline that the inclusive 'school is the national education policy, being it unconditional, open, articulated to the paradigm shift required by contemporary thinking. In this sense, we realize that there is a complexity of factors that must be transformed and promoted in order to meet the perspectives of the current education policy. Therefore, the object of this study involved knowing the perspectives of special education in Brazil, in addition to analyzing the organization, training of educational agents, resources and the pedagogical dynamics existing in state public high schools in Uruguaiana/RS for the inclusion of students with disabilities. visual impairment in the chemistry curriculum component. The study is a qualitative research, the methodology applied used documents and videos attached to the Direct Action of unconstitutionality-ADI nº 6.590/DF, promoted against decree 10.502/20, which aims to regulate Special Education in Brazil, and questions sent via the portal transparency to the participating institutional bodies, in order to extract the reality, perspectives of Special Education in the country, as well as the existing investment policies for this specific area. With the information in hand, we applied content analysis from the perspectives of Bardin (2016). Through this analysis, we understand that Special Education in the Inclusive Perspective requires actions and investments that have not yet reached regular schools, to actually enable the inclusion of these students. This does not mean that in this journey there were no advances, mainly with regard to guaranteeing the rights provided for in the current legislation, but that the evolution is slow, since the transposition of these rights to the school reality is still slow and precarious.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectVisual Impairmentpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectAudio descriptionpt_BR
dc.titleA inclusão escolar de pessoas com deficiência visual no ensino de química: uma análise pedagógica, política e normativapt_BR
dc.title.alternativeThe school inclusion of people with visual impairments in chemistry teaching: a pedagogical, political and normative analysispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9189207000384317pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047536712039793pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a inclusão escolar do estudante com deficiência visual no ensino de química. Tem-se por norte que a escola inclusiva é a política nacional de educação, sendo ela incondicional, aberta, articulada à mudança paradigmática requerida pelo pensamento contemporâneo. Nesse sentido, percebe-se que existe uma complexidade de fatores que deverão ser transformados e impulsionados para que se atendam as perspectivas da atual política de educação. Diante disso, o objeto deste estudo envolveu conhecer as perspectivas da educação especial no Brasil, além de analisar a organização, a formação dos agentes educacionais, os recursos e a dinamicidade pedagógica existente nas escolas públicas estaduais de ensino médio de Uruguaiana/RS para a inclusão do estudante com deficiência visual no componente curricular de química. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, a metodologia aplicada utilizou documentos e vídeos anexados à Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI nº 6.590/DF, promovida contra o Decreto 10.502/20, que visa regulamentar a Educação Especial no Brasil, e questionamentos remetidos via portal transparência aos órgãos institucionais participantes, a fim de se extrair a realidade, as perspectivas da Educação Especial no país, bem como as políticas de investimentos existentes para essa área em específico. De posse das informações, aplicou-se a análise de conteúdo nas perspectivas de Bardin. Por meio dessa análise, entendeu-se que a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva requer ações e investimentos que ainda não chegaram à escola regular, para viabilizar de fato a inclusão desses educandos. Isso não significa que nessa jornada não existiram avanços, principalmente no que se refere à garantia de direitos previstos na legislação vigente, mas que a evolução é lenta, pois a transposição desses direitos para a realidade escolar ainda é lenta e precária.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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RITA DE CASCIA DE RIBEIRO SOTELO audiodescricao da dissertacao.mp311.21 MBArquivo MP3???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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