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dc.contributor.advisor1Moura, Fernanda Aline de-
dc.creatorSilva, Lizahélen Morais da-
dc.date.accessioned2022-01-11T19:31:10Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-11T19:31:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Lizahélen Morais da. Avaliação das condições higiênicas das escolas municipais de Itaqui-RS. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6257-
dc.description.abstractThe article aims to evaluate the hygienic conditions of public schools in childhood education and elementary school Itaqui-RS. The study evaluated 12 public schools, six preschools and six elementary schools. Good practices checklists have been prepared in good practice for school feeding and nutrition (UANEs), two complete lists (LVBPC) - applied to the first and last visit - and two small lists (LVBPR) applied in the seven intermediate visits. The lists were based on current sanitary legislation, applied in loco weekly on alternate shifts and without advance notice to schools. The classification of UANEs was adapted according to the Collaborating Centre in Food and Nutrition School (CECANE) according to the degree of health risk. The average overall adequacy of childhood education was 36.13% and 35.28% for LVBPC and LVBPR respectively. While the average overall adequacy of the elementary schools in relation to best practice was 40.19% and 40.92% for the complete and small lists, respectively. Thus, we realize the relevance of corrective and preventive actions in these UANEs, since procedures were observed that could compromise the school feeding of hygienic sanitary point of view.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectBoas práticas de fabricaçãopt_BR
dc.subjectLegislação sanitáriapt_BR
dc.subjectLista de verificaçãopt_BR
dc.subjectSchool foodpt_BR
dc.subjectGood manufacturing practicespt_BR
dc.subjectHealth legislationpt_BR
dc.subjectChecklistpt_BR
dc.titleAvaliação das condições higiênicas das escolas municipais de Itaqui-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3549224138762400pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0649675861891413pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Brasil, Carla Cristina Bauermann-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5065412932315572pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO artigo tem por objetivo avaliar as condições higiênicas das escolas municipais de ensino infantil e fundamental de Itaqui-RS. O estudo avaliou 12 escolas públicas municipais, sendo seis de educação infantil e seis de ensino fundamental. Foram elaboradas listas de verificação em boas práticas para as unidades de alimentação e nutrição escolares (UANEs), sendo duas listas completas (LVBPC) - aplicadas na primeira e última visita - e duas listas reduzidas (LVBPR) aplicadas nas sete visitas intermediárias. As listas foram fundamentadas nas legislações sanitárias vigentes, aplicadas in loco semanalmente, em turnos alternados e sem aviso prévio às escolas. A classificação das UANEs foi adaptada de acordo com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) segundo o grau de risco sanitário. A média de adequação geral das escolas infantis foi de 36,13% e 35,28% para as LVBPC e LVBPR, respectivamente. Enquanto a média de adequação geral das escolas fundamentais em relação às boas práticas foi de 40,19% e 40,92% para as listas completas e reduzidas, respectivamente. Com isso, percebe-se a relevância de ações corretivas e preventivas nessas UANEs, uma vez que foram observados procedimentos que podem comprometer a alimentação escolar do ponto de vista higiênico-sanitário.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
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