???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6214
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Couto, Shanda de Freitas-
dc.creatorSantos, Liana Montenegro dos-
dc.date.accessioned2022-01-05T19:20:16Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-05T19:20:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSANTOS, Liana Montenegro dos. Avaliação das práticas de alimentação complementar e fatores associados em pré-escolares do município de Itaqui - RS. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6214-
dc.description.abstractTo evaluate the introduction of complementary feeding and possible associated factors in preschool children in a kindergarten school Itaqui / RS . Methods : We conducted a cross-sectional observational study with a sample of 57 preschool children aged between 0 and 4 years. Were collected through a questionnaire to mothers , data on breastfeeding, age of introduction of complementary feeding , pregnancy and maternal health , and sociodemographic information. Data were quantified and analyzed using mean, standard deviation and frequency. Results: The prevalence of exclusive breastfeeding was 51.8 % among children under three months of age and 33.3 % among children up to six months or more . It was observed early introduction of complementary foods in the third month , with about 60 % of children received water or tea and 50 % received other types of milk. The consumption of fruits and vegetables was initiated at six months for most children . Furthermore, for most children, paste food (47.4%) and solid food (25.5% ) occurred at about 6 months old. Conclusion: early introduction of complementary foods , realizing the necessity of developing nutrition education activities with parents or guardians in order to stimulate an introduction of complementary feeding healthy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectFeeding behaviorpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleAvaliação das práticas de alimentação complementar e fatores associados em pré-escolares do município de Itaqui - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803729320230686pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9109368536237998pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rockenbach, Gabriele-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299667761032805pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoAvaliar a introdução da alimentação complementar e possíveis fatores associados em pré-escolares de uma escola de educação infantil de Itaqui/RS. Métodos: Foi realizado estudo observacional de corte transversal, com amostra de 57 pré escolares com idade entre 0 e 4 anos. Foram coletados, através da aplicação de um questionário às mães, dados sobre aleitamento materno, idade da introdução alimentação complementar, gestação e saúde materna, além de informações sociodemográficas. As informações foram quantificadas e analisadas através de média, desvio padrão e frequência. Resultados: A prevalência de aleitamento materno exclusivo foi de 51,8% entre as crianças de até três meses de vida e de 33,3% entre as crianças de até seis meses ou mais. Observou-se introdução precoce de alimentos complementares no terceiro mês, sendo que cerca de 60% das crianças recebiam água ou chá e 50% recebiam outro tipo de leite. O consumo de frutas, verduras e legumes foi iniciado aos seis meses para a maioria das crianças. Além disso, para a maioria das crianças, a alimentação pastosa (47,4%) e alimentação sólida (25,5%) ocorreu por volta dos 6 meses de idade. Conclusão: Observou-se introdução precoce de alimentos complementares, percebendo-se a necessidade de desenvolver ações de educação nutricional com os pais ou responsáveis pelas crianças a fim de estimular uma introdução de uma alimentação complementar saudável.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Nutrição

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Liana Montenegro dos Santos - 2013.pdf820.86 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???