???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6145
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Compreensão dos servidores da Unipampa sobre MOOCS : uma análise propositiva
Autor(es): Poschi, Fabiana Soares dos Santos
Primeiro Orientador: Piovesan, Sandra Dutra
1° Membro da banca: Piovesan, Sandra Dutra
2° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
3° Membro da banca: Duarte, Gabriela Bohlmann
Resumo: A partir da compreensão dos servidores (docentes e técnicos) da UNIPAMPA sobre MOOCs, e da análise de cursos já existentes (em diferentes plataformas) voltados a instrução do uso destes quanto instrumento de ensino e aprendizagem, essa pesquisa busca identificar os aspectos a se considerar para o desenvolvimento de uma proposição de Curso de formação que viabilize os servidores UNIPAMPA a ofertar cursos na modalidade MOOC. Apresenta por objetivo geral desenvolver uma proposição de Curso de formação que viabilize os servidores UNIPAMPA ofertar cursos na modalidade MOOC. A pesquisa apresenta subsídio de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo uma abordagem quali-quantitativa, do tipo descritivo-exploratório, observada por público-alvo (173), servidores UNIPAMPA. Utilizou-se de um Forms (desenvolvido a partir da plataforma Google) para a devida aplicação de um questionário com 11 questões. Fez-se o uso de programa estatístico, a Calculadora Online Cadem (em espanhol) e verificou-se o nível de confiança do instrumento no universo de 1.759 (Tamaño del Universo) apontou para 173 respondentes uma margem de erro máximo de 4 % (Error Máximo Aceptable) e um nível de confiança de 94% (Nivel de confianza). Considerando a suposta variação de 10% a 90% (Supuesto Varianza). Deste universo 58,4% tratou-se de docentes e 41,6% de técnicos; 43,9% atuam no Colégio de Ciências Exatas, tecnológicas e multidisciplinar; 38,7% são do Colégio de Humanidades e 17,3% atuam no Colégio de Ciências da vida. A pesquisa demonstrou que 63,6% dos respondentes não sabiam o que é um MOOC, contra 36,4% que dizem saber do que se trata. 77,6% nunca fez um Curso em MOOC e, apenas 22,4% disseram que já fizeram um MOOC; 20,8% tem interesse em ofertar cursos nesse formato de ensino. 43,3% talvez venham a ofertar um curso MOOC, e um total de 35,7% declaram não ter interesse nesta oferta. Em contrapartida, e diante da análise dos conteúdos ofertados por cursos de formação voltados ao ensino e oferta de MOOCs, nas plataformas do IFRS e TIM Tec, observou-se as múltiplas possibilidades pedagógicas que emergem dos MOOCs, podendo os docentes se utilizar destes Cursos para potencializar sua ação, qualificando, e trazendo inovação aos métodos de ensino. Ao que se propõe o desenvolvimento de um curso para estimulo de oferta a MOOCs, com design instrucional Modelo ADDIE, estimulando o uso de metodologias ativas, junto ao uso de tecnologias digitais, (com destaque o uso de vídeos curtos) que apresentem conteúdos de forma significativa estimulando que o aluno se posicione como protagonista do seu conhecimento, todavia sugere-se que se observe um mecanismo de retorno ao aluno em que ele possa contemplar a ação docente, devido à alta evasão dos MOOCs.
Abstract: Based on the understanding of UNIPAMPA servers (professors and technicians) about MOOCs, and the analysis of existing courses (on different platforms) aimed at instruction in the use of these as a teaching and learning instrument, this research seeks to identify the aspects to be considered for the development of a proposal for a training course that enables UNIPAMPA servers to offer courses in the MOOC modality. Its general objective is to develop a proposal for a training course that enables UNIPAMPA servers to offer courses in the MOOC mode. The research presents a subsidy of a bibliographical and documental research, having a qualitative-quantitative approach, of the descriptive-exploratory type, observed by the target audience (173), UNIPAMPA servers. We used a Forms (developed from the Google platform) for the proper application of a questionnaire with 11 questions. A statistical program, the Cadem Online Calculator (in Spanish) was used, and the instrument's confidence level was verified in a universe of 1,759 (Tamaño del Universo) pointing to 173 respondents a maximum margin of error of 4% (Error Maximum Acceptable) and a confidence level of 94% (Confidence level). Considering the supposed variation of 10% to 90% (Supuesto Varianza). Of this universe, 58.4% were teachers and 41.6% were technicians; 43.9% work at the College of Exact, technological and multidisciplinary Sciences; 38.7% are from the College of Humanities and 17.3% work at the College of Life Sciences. The survey showed that 63.6% of respondents did not know what a MOOC is, against 36.4% who say they know what it is. 77.6% have never taken a Course in MOOC and only 22.4% said they have done a MOOC; 20.8% are interested in offering courses in this teaching format. 43.3% may offer a MOOC course, and a total of 35.7% say they are not interested in this offer. On the other hand, and in view of the analysis of the contents offered by training courses aimed at teaching and offering MOOCs, on the IFRS and TIM Tec platforms, the multiple pedagogical possibilities that emerge from the MOOCs were observed, and teachers can use these courses to enhance its action, qualifying, and bringing innovation to teaching methods. It is proposed to develop a course to stimulate the offer to MOOCs, with an instructional design Model ADDIE, encouraging the use of active methodologies, together with the use of digital technologies, (especially the use of short videos) that present content in a way significant, encouraging students to position themselves as protagonists of their knowledge, however, it is suggested that a mechanism for returning students to be observed in which they can contemplate the teaching action, due to the high evasion of MOOCs.
metadata.dc.subject: Aprendizagem colaborativa
Formação em rede
Micro vídeos
Micro aprendizagem
Collaborative learning
Networking
Micro learning
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: POSCHI, Fabiana Soares dos Santos. Compreensão dos servidores da Unipampa sobre MOOCS : uma análise propositiva 156 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6145
metadata.dc.date.issued: 11-Nov-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao__Mestrado__Ajustada.pdf2.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???