???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5965
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Denise Teresinha da-
dc.creatorSiqueira, Douglas Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-10-14T17:35:29Z-
dc.date.available2021-10-14T17:35:29Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Douglas Gonçalves. A sustentabilidade na comunicação visual: uma análise dos elementos visuais de empresas de moda sustentável. 2021. 80 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5965-
dc.description.abstractAn image carries within it a series of meanings that can be explored for the creation of a company's visual communication and thus transmit to its audience through the media a visual message capable of informing about the identity, values, positioning and even about the products and services provided by the company. This work aims to analyze the visual communication of advertising pieces posted on Facebook and Instagram of companies that are linked to sustainable production and conscious consumption, aiming to identify visual elements that characterize their relationship with sustainability, using visual syntax. With the selection of five companies that present themselves in their social network as sustainable, we carried out a documental survey of their visual communication and later the categorization of the material obtained and its analysis to identify these elements with the theoretical support of authors in the area of visual syntax, photography, sustainability, conscious consumption and slow fashion. We verified the presence of a characteristic visual style in common among some companies due to the use of visual elements that carry meanings related to sustainability. Some companies have a very similar visual style in their communication, but the visual elements present in this style have no connection with sustainability. To resolve this issue, we identified which elements of visual communication are related to sustainability and which elements are directed to a specific market niche through the analysis of visual elements present in these companies' communication.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleA sustentabilidade na comunicação visual: uma análise dos elementos visuais de empresas de moda sustentávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1610264354713902pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0751041161638098pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Denise Aristimunha de-
dc.contributor.referee2Saldanha, Patrícia Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5711133772165586pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoUma imagem carrega em si uma série de significados que podem ser explorados para a criação da comunicação de visual de uma empresa e assim transmitir ao seu público através das mídias uma mensagem visual capaz de informar sobre a identidade, os valores, o posicionamento e até mesmo sobre os produtos e serviços prestados pela empresa. Este trabalho tem por objetivo analisar a comunicação visual de peças publicitárias divulgadas no Facebook e no Instagram de empresas que se vinculam com a produção sustentável e o consumo consciente visando a identificação de elementos visuais que caracterizam a relação destas com a sustentabilidade utilizando a sintaxe visual. Com a seleção de cinco empresas que se apresentam em suas redes sociais como sustentáveis, realizamos o levantamento documental de sua comunicação visual e posteriormente a categorização do material obtido e sua análise para identificar quais são estes elementos com o suporte teórico de autores (as) na área da sintaxe visual, fotografia, sustentabilidade, consumo consciente e slow fashion. Constatamos a presença de um estilo visual característico em comum entre algumas empresas por conta do uso de elementos visuais que carregam em si significados ligados à sustentabilidade. Já outras possuem um estilo visual muito semelhante em sua comunicação, porém os elementos visuais presentes neste estilo não têm ligação com a sustentabilidade, mas estão direcionadas ao nicho de mercado em que atuam. O que confirma as pressuposições iniciais que foram baseadas em uma pré-observação do objeto de estudo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Douglas Gonçalves Siqueira 2021.pdf1.45 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???