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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Impactos de requisitos de acessibilidade na evolução do jogo digital Programmer
Autor(es): Araújo, Bruno Oliveira de
Primeiro Orientador: Melo, Amanda Meincke
Resumo: A adoção de jogos no ensino de programação é uma estratégia bastante utilizada nos dias atuais. Considerando a proposta contemporânea de promoção de uma educação inclusiva, para todos, é de suma importância que esses jogos sejam amplamente acessíveis. Uma possível solução para realizar o desenvolvimento desses requisitos de acessibilidade é a utilização de padrões de interface de usuário. Utilizados como base para desenvolver o jogo digital Programmer, os padrões de interface de usuário podem ser utilizados para a manutenção da coerência das telas ajudando na criação da imersão do jogo. Entretanto, o desenvolvimento de jogos, de forma geral, raramente visa contemplar requisitos de acessibilidade, criando uma vasta gama de jogos que excluem pessoas com algum tipo de deficiência. Além disso, a revisão do estado da arte sugere a ausência de processos de evolução de jogos digitais que contemplem a acessibilidade entre seus requisitos. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral promover acessibilidade em jogos educacionais pela aplicação de padrões de projeto de interface de usuário no desenvolvimento de jogos digitais. A metodologia deste trabalho define como se dá a adaptação do processo de evolução de software, como são criados os documentos necessários para o trabalho e a utilização de um processo adaptado do Scrum para realizar o desenvolvimento. Como resultado foi possível compreender o estado atual da acessibilidade do jogo digital Programmer, a partir da aplicação de um checklist e produzir seu Game Design Document, obtendo uma visão geral sobre o jogo. Ademais, além de desenvolver um Catálogo de Padrões de Interface de Usuário contemplando requisitos de acessibilidade, também foram gerados protótipos de tela para adaptação do jogo a uma nova tecnologia, que contempla os requisitos de acessibilidade definidos. Como trabalhos futuros, propõe-se a implementação desses requisitos em uma plataforma diferente da adotada originalmente.
Abstract: Adopting games in programming teaching is a strategy widely used nowadays. Given the contemporary proposal to promote inclusive education for all, it is of paramount importance that these games can be widely accessible. One possible solution to the development of accessibility requirements is applying user interface patterns. Used as a basis for the development of the Programmer digital game, user interface patterns can be used to maintain consistency of the screens that helps create game immersion. However, the development of games, in general, rarely take into account accessibility requirements, creating a wide range of games that exclude people with some type of disability. In addition, the state of the art review suggests the absence of digital game evolution processes that include accessibility among their requirements. Thus, this study has as it’s general objective to promote accessibility in educational games by applying user interface design patterns in the development of digital games. The methodology of this work defines how to adapt the software evolution process, how the necessary documents for the work and the use of a process adapted from Scrum to carry out the development. As a result it was possible to understand the current state of accessibility of the digital game Programmer, from the application of a checklist and produce its Game Design Document, obtaining an overview about the game. In addition, besides developing a User Interface Standards Catalog covering accessibility requirements, screen prototypes were also generated to adapt the game to a new technology, which includes the defined accessibility requirements. As future work, it is proposed to implement these requirements on a different platform than the one originally adopted.
metadata.dc.subject: Engenharia de software
Jogos para computador
Acessibilidade
Software educacional - Jogos para computador
Software engineering
Computer games
Educational software - Computer games
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: ARAÚJO, Bruno Oliveira de. Impactos de requisitos de acessibilidade na evolução do jogo digital Programmer. Orientadora: Amanda Meincke Melo. 2021. 98p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de software, Alegrete, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5610
metadata.dc.date.issued: 3-May-2021
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BrunoOliveiraDeAraujo-2021.pdf1.94 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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