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dc.contributor.advisor1Silveira, Marta Iris Camargo Messias da-
dc.creatorFidelis, Augusto Juvenal Corrêa-
dc.date.accessioned2020-10-21T22:59:28Z-
dc.date.available2015-
dc.date.available2020-10-21T22:59:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFIDELIS, Augusto Juvenal Corrêa. A corporeidade na perspectiva dos terreiros de matriz africana em um ambiente urbano pós-moderno. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5221-
dc.description.abstractThis work it is the completion of an academic stage in the process of knowledge construction, we chose a path that indicates the possibilities of moving the world of corporeality, conceptualizing it minimally and understanding the historical conditions that have relegated the body the inferiority condition. We attempted to authors to substantiate our attempt to search where from the readings rescued the historical understanding of the body, the intention always there to break it the perspective of duality and the theories that realize this body as having history, culture and policy. Theoretically we present this foundation that enabled us to build the necessary rapprochement between the religious communities of African origin and Physical Education. The aim of this study reveal other development areas of corporeality, respecting their particularities, their sacred and its symbols, but above all allowing these manifestations occupy the academic setting, helping to demystify the misunderstanding of religions of African origin, break the social and attitudinal bonds, and envisage a more committed Physical Education with respect for diversity and the development of the subject in its entirety. If the university is a plural space, the many historical and cultural dimensions also need to be part of this universe.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectTerreiros de matrizes africanaspt_BR
dc.subjectCorporealitypt_BR
dc.subjectTerreiros matricespt_BR
dc.subjectAfrican Physical Educationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleA corporeidade na perspectiva dos terreiros de matriz africana em um ambiente urbano pós-modernopt_BR
dc.title.alternativeCorporeality in the perspective of African-style terreiros in a postmodern urban environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1438946125882960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7525976996261066pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se da finalização de uma etapa acadêmica, neste processo de construção de conhecimento, optamos por um caminho que indica-se as possibilidades de transitar no universo da corporeidade, conceituando-a minimamente e compreendendo os condicionantes históricos que relegaram ao corpo a condição de inferioridade. Buscou-se autores que fundamentassem nosso intento de pesquisa, onde a partir das leituras resgatamos a compreensão histórica sobre o corpo, a intenção sempre presente de fragmentá-lo pelo viés da dualidade e as teorias que percebem este corpo como dotado de história, cultura e política. Teoricamente apresentaremos este embasamento que nos permitiu construir a aproximação necessária entre os terreiros de matrizes africanas e a Educação Física. Pretende-se com este estudo revelar outros espaços de desenvolvimento da corporeidade, respeitando suas particularidades, seu sagrado e suas simbologias, mas acima de tudo permitindo que estas manifestações ocupem o cenário acadêmico, colaborando para desmistificar o entendimento equivocado sobre as religiões de matrizes africanas, romper as amarras sociais e atitudinais, e perspectivar uma Educação Física mais comprometida com o respeito a diversidade e o desenvolvimento dos sujeitos na sua totalidade. Se a universidade é um espaço plural, as múltiplas dimensões históricas e culturais precisam também fazer parte deste universo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

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