???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5043
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Projeto "Feira de Ciências" na perspectiva inclusiva: contribuições para práticas pedagógicas de produção textual
Autor(es): Dworakowski, Mireille Mabel Machado
Primeiro Orientador: Martins , Claudete da Silva Lima
1° Membro da banca: Martins , Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Medeiros , Vera Lúcia Cardoso
3° Membro da banca: Dorneles , Pedro Fernando Teixeira
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo de caso desenvolvido em torno do projeto “Feira de Ciências da Educação Básica” promovido pela UNIPAMPA campus Bagé/RS, nos anos de 2018 e 2019. O objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições do “Projeto Feira de Ciências” (2018-2019) para realização de práticas pedagógicas numa perspectiva inclusiva com vistas à produção textual. Percebe-se que projetos de iniciação científica contribuem tanto para a aprendizagem dos alunos com deficiência, quanto propiciam aos professores alternativas pedagógicas que facilitem o processo de ensino aprendizagem. Para tanto, se buscou embasamento teórico na literatura sobre o tema pesquisado e acompanhou-se a realização de duas feiras de ciências de escolas de Educação Básica no município de Candiota/RS e a feira realizada na UNIPAMPA campus Bagé/RS, que são ações do “Projeto Feira de Ciências” (UNIPAMPA, 2018-2019). Para consecução dos objetivos foi realizada pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com coleta de dados através de questionários e entrevistas com os coordenadores das feiras e professores orientadores de trabalhos, além da análise dos registros realizados com o acompanhamento da apresentação dos trabalhos pelos alunos durante a realização das feiras. A análise de dados baseou-se na análise de conteúdo Bardin (1977) e os resultados apontam que a inclusão e a interação dos alunos com deficiência com os demais integrantes do grupo de trabalho propiciaram motivação para prepararem e apresentarem seus trabalhos superando barreiras como timidez e insegurança, promovendo a prática da leitura e interpretação de textos, além da produção textual. A superação dessas dificuldades e a oportunidade de criação indicam ganhos em aprendizagem e satisfação aos alunos com deficiência por se sentirem acolhidos e capazes, nos diversos grupos em que trabalharam. Portanto, verificou-se com a realização da pesquisa que o “Projeto Feira de Ciências” UNIPAMPA (2018-2019) e as “Feiras de Ciências” do município de Candiota/RS, promoveram a motivação e o incentivo para produção textual, propiciando alternativas pedagógicas para a aprendizagem e a inclusão de alunos com deficiência.
Abstract: The current work covers the study of a case in which was developed based on the project “Science Fairs of Basic Education” organized by UNIPAMPA campus Bage / RS, in 2018 and 2019. This research aims to investigate the contributions of the “Science Fair Project” (2018-2019) to the accomplishment of pedagogical practices in an inclusive perspective with focus on textual production inserted in projects of scientific initiation, regarding the learning of students with disabilities and providing teachers pedagogical alternatives that simplify the teaching-learning process. For this purpose, a theoretical basis about the researched theme was sought in the literature and the execution of two Basic Education science fairs were observed. The fairs happened in Candiota/RS and at UNIPAMPA campus Bage/RS, both partof the “Science Fair Project” (UNIPAMPA, 2018-2019). In order to achieve the project goals, a qualitative research of the “case of study” type was conducted by collecting data through questionnaires and interviews made with the coordinators of the fairs and with students’ mentors as well as the analysis of the records made throughout the supervision of the work presented by students during the fairs. The results indicate that the inclusion and interaction between the students with disabilities and the other members of the group provided them motivation to prepare and present their work by making them overcome barriers such as shyness and insecurity, and encouraging the reading, writing, and text interpretation practice, as well as textual production. Overcoming these difficulties and having the opportunity to create indicate improvement in learning and also satisfies the students with disabilities, as they could feel welcomed and capable of doing it with the different groups they have worked with. Therefore, by conducting this research, it was possible to identify the inclusive potential as well as the one for textual production provided by both, the “Science Fair Project” UNIPAMPA (2018-2019) and the “Science Fair”, in Candiota/RS.
metadata.dc.subject: Feira de Ciências
Produção textual
Educação Inclusiva
Science Fair
Inclusive Education
Textual Production
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: DWORAKOWSKI, Mireille Mabel Machado. Projeto "Feira de Ciências" na perspectiva inclusiva: contribuições para práticas pedagógicas de produção textual. 30 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5043
metadata.dc.date.issued: 9-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Mireille Dworakowski 2019.pdf1.07 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???