???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4920
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.creatorCardoso, Felipe Soares dos Santos-
dc.date.accessioned2020-04-03T21:29:37Z-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-03T21:29:37Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.citationCARDOSO, Felipe Soares dos Santos. Estudos e práticas meditativas na perspectiva de uma formação integral humana. 49 p. 2018. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4920-
dc.description.abstractIn this work we present the study of the Group of Studies and Meditative Practices of the Federal University of Pampa (Unipampa), Campus Bagé. Our objective was to comprehend in which ways a group of studies and meditative practices can influence the lives of individuals who are engaged in this kind of activities at an educational context. As long as we understand the meditative practices as practices of pedagogical innovation and as part of the integral education perspective, we also aim to understand the importance of the meditative practices in educational environments (Mello and Salomão de Freitas). In order to accomplish our objectives, we revise the literatures and an also perform the analysis of our own corpus of research. The research corpus of our final paper consists in the recorded testimonials of participants that occurred in our meditation group at the end of our meetings. We have also interviewed the participants of our research. We used the Discursive Textual Analysis methodology to analyze all material recorded and transcribed. The results pointed the studies and meditative practices as valuable knowledge, whose practice provides well-being, development of emotional intelligence, and self-knowledge. They also pointed out the benefits of meditation practice at educational contexts, such as decrease of violence rates, impulsiveness, and enhancement of cognitive functions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas meditativaspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectMeditative practicespt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.titleEstudos e práticas meditativas na perspectiva de uma formação integral humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.contributor.referee2Angela, Claudia Laus-
dc.contributor.referee3Morais, Kátia Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados do estudo do Grupo de Estudos e Práticas Meditativas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé. Tratou-se de um projeto pesquisa ação com o objetivo de compreender de que maneira um grupo de estudos e práticas meditativas pode influenciar a vida de sujeitos que se engajam neste tipo de atividade. Entendendo as práticas meditativas enquanto práticas de inovação pedagógica e partindo da perspectiva de formação integral, disposta nos recentes ordenamentos legais educacionais, buscamos ainda compreender importância dos saberes relacionados às práticas meditativas em ambientes educativos. Para tal, recorremos à fontes teóricas e à análise do nosso próprio corpus de pesquisa, situado em uma instituição de ensino superior. O corpus de pesquisa de nosso trabalho consistiu na gravação de áudios com depoimentos de participantes que ocorreram ao final de cada encontro e entrevistas individuais realizadas com participantes do grupo. Todo material coletado foi analisado através da metodologia de Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Os resultados evidenciam os estudos e práticas meditativas enquanto valiosos conhecimentos, cuja prática propicia: bem estar, desenvolvimento da inteligência emocional e do autoconhecimento. Apontam ainda os benefícios da prática de meditação em contexto educacional, tais como redução dos índices de violência, impulsividade e o desenvolvimento de funções cognitivas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Felipe Cardoso 2018.pdf1.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???